1
resposta

[Dúvida] Dúvidas ao criar um portfólio

Olá pessoal! Eu estou com uma dúvida ao construir meu portfolio. Eu pretendo seguir minha carreira como UI Designer e desejo construir o meu portfolio com projetos fictícios, porém estou travado em como construir esse portfólio. Para desenvolver o meu portfolio eu preciso colocar etapas de UX como pesquisas, personas, etc... Ou posso somente desenvolver esse portfolio mostrando um problema e a solução criar através da interface mostrando o guia de estilos, wireframes e o projeto final?

1 resposta

Olá, Wellington. Tudo bem com você?

Sua dúvida é bastante relevante e comum entre os profissionais de UI Design.

Primeiramente, é importante lembrar que um portfólio deve refletir suas habilidades e competências, então não existe uma regra rígida de "certo" ou "errado". No entanto, é interessante mostrar um pouco do seu processo de trabalho, pois isso permite que os possíveis empregadores ou clientes vejam como você pensa e resolve problemas.

Portanto, se você se sente confortável e acredita que é relevante, pode sim incluir etapas de UX como pesquisas, personas, etc. Isso pode ajudar a mostrar sua capacidade de entender o usuário e suas necessidades, o que é uma habilidade valiosa para um UI Designer.

Por outro lado, se o seu foco é mais na parte visual, você pode optar por focar mais na apresentação do problema e na solução criada através da interface, mostrando o guia de estilos, wireframes e o projeto final. O importante é que você consiga mostrar como chegou à solução final e como ela resolve o problema proposto.

Um exemplo prático seria: você pode começar apresentando o problema fictício que escolheu, depois mostrar as pesquisas ou personas (se optar por incluí-las), em seguida apresentar os wireframes e o guia de estilos, e finalmente mostrar o projeto final, explicando como ele resolve o problema inicial.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software