Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvidas

Olá! Estou começando a estudar UI e agr que estou avançando nos estudos tenho achado bastante interessante a área, já tinha um pouco de conhecimento por ter estudado programaçao no ensino médio e ter feito design na graduação. E uma das dúvidas que me surgiu eq o profissional de UI ele trabalha visualmente na prototipação e navegação mas nessa parte de acessibilidade, que é super importante, é preciso fazer com que todos os componentes estejam explicados e com todas as possiveis variações, isso não entra na área do dev de ter também esse cuidado de fazer a aplicação se tornar acessivel?
E falando um pouco mais do curso em geral tenho achado muito bom os conteúdos, parabéns! Atualmente eu tenho focado minha carreira mais pro design gráfico mas dá até uma coceira na mão pra começar a trabalhar com UI, achei muito maneirin :D

1 resposta
solução!

Ei! Tudo bem, Luana?

Que legal ver você se interessando por UI, essa “coceira na mão” é um ótimo sinal! haha.

Está certa em pensar que a acessibilidade é uma responsabilidade compartilhada entre designers e desenvolvedores. O papel do designer de UI é criar interfaces que sejam visualmente acessíveis, levando em conto os aspectos como contraste de cores, tamanho de texto, e a disposição dos elementos para que sejam facilmente compreensíveis por todos os usuários. E isso inclui definir como os componentes devem se comportar em diferentes situações, como em casos de erro, e garantir que todas as variações sejam contempladas.

Mas também, os desenvolvedores têm a responsabilidade de implementar essas diretrizes de um jeito eficaz no código, para que as funcionalidades sejam acessíveis. Por exemplo, o uso correto de atributos ARIA, a criação de uma navegação por teclado eficiente e a garantia de que leitores de tela possam interpretar corretamente a interface.

E sobre sua trajetória, você já tem uma base muito boa, isso é um diferencial enorme pra UI. Dá super pra migrar ou até combinar com design gráfico!

Espero ter ajudado, continue firme nos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado