Oi, pessoal, tudo bem? Estou começando os estudos de JS e procuro fazer alguns exercícios para fixação da matéria. Um deles propões o seguinte:
*Faça um programa que leia e valide as seguintes informações: Nome: maior que 3 caracteres; Idade: entre 0 e 150; Salário: maior que zero; Sexo: 'f' ou 'm'; Estado Civil: 's', 'c', 'v', 'd'; Dica: se sua variável é texto, o tamanho dela está armazenado em: texto.length *
Desenvolvi um código e até a parte do salário funcionou bem. Consegui validar e, no caso de erro, é pedido uma nova inserção de dados. Porém na parte da validação do sexo e do estado civil estou encontrando dificuldades. Eu imagino que tenha a ver com o fato de não estar sabendo usar corretamente os operadores relacionais com strings. Vocês conseguiriam me ajudar? Meu código para esses dois pontos está abaixo:
//--------------- SEXO ----------------------------//
var sexo = prompt('Qual seu sexo? Responda com feminino ou masculino.');
while (sexo !== "feminino" || sexo !== "masculino") {
alert('[ERRO] Responda com feminino ou masculino.')
sexo = prompt('Digite novamente seu sexo:')
}
//------------- ESTADO CIVIL ----------------------//
var estcivil = prompt('Você é casado(a) - (C), solteiro(a) - (S), viúvo(a) - V ou divorciado(a) - (D)?')
while (estcivil !== "C" || estcivil !== "S" || estcivil !== "V" || estcivil !== "D") {
alert('[ERRO] Responda com as letras C, S, V ou D.')
estcivil = prompt('Digite novamente seu estado civil:')
}
É isso, pessoal. Se vocês conseguirem me ajudar, será ótimo! Muito obrigado!!