Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida Tags HTML e CSS

Tenho praticado bastante porém ainda estou no início... Sempre tenho dúvidas em relação a estrutura do HTML. Por exemplo nos exercícios do mobile-first eu inicialmente havia colocado as listas dentro de uma div, depois tirei... Acabo criando tags desnecessárias.. Existe algum material que me mostre quando fazer e não fazer?

E sobre o CSS, quando estou fazendo espaçamento, quando eu devo usar o margin e quando eu devo usar o padding?

1 resposta
solução!

Oi, Fernanda! Como vai?

É super normal ter essas dúvidas no começo. Com o tempo e a prática, tudo vai ficando mais claro, pode acreditar.

Sobre a estrutura do HTML, a dica é: use divs ou outras tags apenas quando elas tiverem um propósito claro. Por exemplo:

• Para agrupar elementos que precisam de um estilo ou estrutura específica.
  • Quando for aplicar uma media query que muda o comportamento de um grupo de elementos.

Se a div não tem uma função clara, provavelmente dá pra simplificar o código. E sim, no início é comum a gente colocar mais tags do que o necessário — isso faz parte do processo de aprender!

Se quiser ler mais sobre HTML e CSS, indico o livro abaixo:

Agora, sobre margin e padding:

• Margin é o espaço por fora do elemento (entre ele e os outros).
  • Padding é o espaço por dentro do elemento (entre o conteúdo e a borda).

Pensa assim: se quiser afastar um elemento de outro, use margin. Se quiser dar um "respiro" dentro do próprio elemento, use padding.

Com o tempo você vai sentir mais confiança para fazer essas escolhas, e isso vem praticando mesmo — como você já está fazendo! ;)

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!