Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] [Duvida] SPONSOR e STAKEHOLD

Junto aos estudos na plataforma, tenho absorvido conteudos e artigos externos também, em um desses conteudos levantou-se o termo SPONSOR que me remeteu ao STAKEHOLDER, Existe de fato alguma ligação entre eles? quando e onde eles se enquadram? Se eu estiver queimando etapa, por favor, me sinalizem!

1 resposta
solução!

Boa tarde Pedro! Tudo bem com você?

O sponsor nada mais é do que um stakeholder com responsabilidades específicas e uma grande influência sobre o projeto. Algumas atribuições desse papel são:

  • Fornecer os recursos financeiros para o projeto e aprovar o orçamento.
  • Ter autoridade e responsabilidade sobre o projeto, garantindo que ele tenha os recursos necessários e que os objetivos estratégicos da organização sejam atendidos.
  • Definir os objetivos do projeto e apoiar o gerente de projetos na resolução de problemas.

Já os stakeholders, são todas as partes interessadas no projeto. Isso inclui qualquer pessoa ou grupo que possa ser afetado pelo projeto ou que tenha algum interesse direto ou indireto nele, como: membros da equipe, outros departamentos da empresa, clientes, fornecedores, concorrentes, dentre outros.

O sponsor é um tipo específico de stakeholder, mas com um papel muito mais influente e decisivo no projeto. Enquanto todos os sponsors são stakeholders, nem todos os stakeholders são sponsors.

Para se aprofundar nesse assunto, recomendo esta leitura sobre sponsor e esta sobre stakeholders.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado