Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre valores específicos de tamanho da fonte usados pelo professor

No curso, eu notei que o professor utiliza alguns valores não-convencionais para as medidas rem. Por exemplo, uma vez ele utiliza o valor de 5.0625 rem para o tamanho da fonte, e em outro momento 1.4375 rem (atividade 4 da aula 3). Fiquei encucado de onde esses valores vem... Seriam fiéis ao design do Figma, talvez? Mas no Figma creio eu que as medidas são em pixel, mas eu sou leigo na plataforma. Seria então possível pelo Figma colocar medidas relativas como %, em e rem também para replicar o design da melhor forma possível no CSS?

2 respostas
solução!

Oi, Anael, tudo bem?

Os valores não-convencionais que você notou são provavelmente uma conversão de pixels para rem. No CSS, 1 rem geralmente é igual ao tamanho da fonte padrão do navegador, que normalmente é 16 pixels. Então, se o professor usou 5.0625 rem, ele provavelmente estava se referindo a um tamanho de fonte de 81 pixels (5.0625 * 16 = 81.00), e se ele usou 1.4375 rem, ele estava se referindo a um tamanho de fonte de 23 pixels (1.4375 * 16 = 23.00).

Quanto ao Figma, você está correto, as medidas são em pixels. No entanto, para replicar o design da melhor forma possível no CSS, muitas vezes é necessário converter essas medidas para unidades relativas, como %, em, e rem. Essas unidades são mais flexíveis e permitem que o design se adapte melhor a diferentes tamanhos de tela e configurações de usuário.

Para fazer essa conversão, você pode simplesmente dividir o tamanho em pixels pelo tamanho da fonte padrão do navegador. Por exemplo, se você tem um tamanho de fonte de 23 pixels e quer converter para rem, você faria 23 / 16 = 1.4375 rem.

Caso queira saber mais sobre os tipos de medias que podemos usar no CSS, recomendo o artigo abaixo que apresenta com detalhes cada uma delas:

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Perfeito, muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software