Oii, Carlos, tudo bem?
Em teoria, os testes de hipóteses são mais confiáveis quando aplicados a distribuições normais simétricas, como você mencionou. No entanto, na prática, eles também podem ser usados em distribuições assimétricas.
Os testes de hipóteses são baseados em estatísticas de teste que, sob a hipótese nula, seguem uma distribuição conhecida. Para grande parte dos testes, essa distribuição é a normal, mas existem outros, como o teste de Mann-Whitney, que não fazem essa suposição.
Quando a distribuição dos dados é assimétrica, a validade do teste de hipóteses pode ser afetada. No entanto, se o tamanho da amostra for grande o suficiente, o Teorema do Limite Central entra em ação, que afirma que a distribuição da média de muitas amostras independentes e identicamente distribuídas se aproxima de uma distribuição normal, independentemente da forma da distribuição original.
Portanto, mesmo que a distribuição original seja assimétrica, se o tamanho da amostra for grande o suficiente, a distribuição da média será aproximadamente normal e os testes de hipóteses baseados na distribuição normal ainda serão válidos.
Se outra dúvida surgir, estamos aqui!
Abraços e bons estudos. :)
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.