1
resposta

[Dúvida] Duvida sobre switches e Vlans

Estou com uma dúvida, realizei a conexão com as redes VLans dos switches e seus respectivos computadores, mas o que eu estranhei, é o fato de eu ter conseguido pingar com o PC do Pesquisador A, o PC do Pesquisador B que fica em outro laboratório, sem ao menos ter configurado a Vlan da FastEthernet 0/3 entre o Switch A e Switch B, gostaria de saber como e porque de eu ter conseguido realizar o ping, pois no simulador do professor deu erro, mas o meu acabou dando certo por algum motivo

Switch A com a Vlan desabilitada

Esquema visto e feito na aulaEndereço de IP do Pesquisador A, aquele que eu usei para pingar o PC do Pesquisador BPing bem sucedido do PC do Pesquisador A para o PC do Pesquisador B, usando os dois switches A e B com as Vlan desabilitadaConfigurações do Switch AConfigurações e endereço de IP do PC do Pesquisador B, aquele que eu consegui realizar o ping com o PC do Pesquisador A

1 resposta

Olá, Erick!

Você conseguiu pingar entre os PCs dos pesquisadores A e B, mesmo sem configurar a VLAN na interface FastEthernet 0/3 entre os switches A e B. Isso pode ter acontecido por alguns motivos:

  1. VLAN Padrão (VLAN 1): Se você não configurou explicitamente a VLAN na interface de trunk entre os switches, a interface pode estar usando a VLAN padrão (VLAN 1). Se os PCs dos pesquisadores estiverem na VLAN 1, eles ainda poderão se comunicar.

  2. Configuração Automática de Trunk: Alguns switches são configurados para negociar automaticamente as interfaces de trunk usando protocolos como DTP (Dynamic Trunking Protocol). Isso pode ter feito com que a interface FastEthernet 0/3 fosse configurada como trunk automaticamente, permitindo a passagem de tráfego entre as VLANs.

  3. Configuração de VLANs: Verifique se as VLANs estão devidamente configuradas e ativas nos switches. Pode ser que a configuração foi aplicada corretamente, mas não foi exibida no simulador.

Para garantir que a comunicação entre as VLANs funcione corretamente, siga os passos abaixo:

  1. Configurar a interface de trunk nos switches:

    • No Switch A:

      enable
      configure terminal
      interface FastEthernet 0/3
      switchport mode trunk
      exit
      
    • No Switch B:

      enable
      configure terminal
      interface FastEthernet 0/3
      switchport mode trunk
      exit
      
  2. Verificar a configuração de trunk:

    • No Switch A:

      show interfaces trunk
      
    • No Switch B:

      show interfaces trunk
      
  3. Testar a conectividade:

    • No PC do Pesquisador A, execute:
      ping 193.165.0.3
      

Se tudo estiver configurado corretamente, o ping deve funcionar.

Espero ter ajudado e bons estudos!