Boa noite, toda vez que eu iniciar uma instância tenho que configurar as as regras de entrada e saida? há algum modo de configuramos via bash?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite, toda vez que eu iniciar uma instância tenho que configurar as as regras de entrada e saida? há algum modo de configuramos via bash?
Olá, Juliano!
Entendo sua dúvida e é bem comum mesmo. Sim, toda vez que você iniciar uma nova instância, precisará configurar as regras de entrada e saída para garantir a segurança e o acesso adequado.
No entanto, se você estiver buscando uma maneira de automatizar esse processo, você pode fazer isso usando scripts bash ou ferramentas de infraestrutura como código, como o próprio Ansible e Terraform que você está estudando.
Por exemplo, no caso do Terraform, você pode definir as regras de entrada e saída no seu arquivo de configuração .tf. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:
resource "aws_security_group" "example" {
name = "example"
description = "Example security group"
ingress {
from_port = 22
to_port = 22
protocol = "tcp"
cidr_blocks = ["0.0.0.0/0"]
}
egress {
from_port = 0
to_port = 0
protocol = "-1"
cidr_blocks = ["0.0.0.0/0"]
}
}
Neste exemplo, estamos criando um grupo de segurança que permite o tráfego de entrada na porta 22 (SSH) de qualquer endereço IP (0.0.0.0/0) e permite todo o tráfego de saída.
Bons estudos!
Obrigado Lucas vou explorar melhor esse código. Sanou minha dúvida