Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Duvida Sobre Power BI

Ola, ainda e meu primeiro mes aqui na Alura e estou focado em Power BI. Recentemente eu fiz um dashboard que cruza as informacoes dos clientes, contas a receber e dados bancarios( deposito e transferencia).

  • Problema: Identificar os depositos bancarios, cruzando os dados dos invoice do sistema com os bancarios requer muito tempo e ate hoje tem sido feito manualmente porque a unica informacao bancaria da origem do dinheiro e um campo de uma tabela cahamada depositante do tipo string. Alem disso, um mesmo cliente possui varias contas destinadas a pagamento. Um mesmo cliente recebe multiplos invoices da minha empresa.

  • Proposta: Criar um sistema que identifica automaticamente as entradas financeiras verificando, primeiramente, se ja conhecemos a origem da entrada, e, em caso negativo, procurar pelo valor total que cada cliente deve pagar nesse mes e sugerir que tal entrada bancaria deva ser de tal cliente. Apos confirmacao da entrada ##> Registrar na tabela que lista os nomes conhecidos TBCLIENTBANKNAMES a nova informacao para que no mes seguinte ja possa ser identificado.

DUVIDA Usando esse dashboard consigo indentificar 99% das entradas na conta bancaria. Como criar um botao, ou rotina, ou codigo python(nesse ponto estou perdido) que adicione na TBCLIENTBANKNAMES os campos CFCODIGOCLIENT e NOMEBANCARIO provenientes da tabela TBBANK. Se fosse no sql seria apenas um comando de insert em TBCLIENTBANKNAMES. Por fim, como exporta para csv tal informacao? Da pra fazer tipo um vba para rearranjar as colunas, limitar numeros de caracteres etc com o Power BI?

  • Dashboard

  • TABELAS AZUL Codigo do cliente

VERDE Nome bancario que consta no extrato

LARANJA Codigo do cliente identificado apos processamento

2 respostas
solução!

Oii, Artur! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o retorno.

Que legal saber que está se aprofundando em Power BI e espero que esteja gostando de estudar com a gente!

Sobre criar um botão para adicionar informações na tabela TBCLIENTBANKNAMES, uma sugestão é utilizar o Power Automate e conectar o seu banco de dados para realizar as ações. O PowerBI possui uma limitação e não suporta a execução direta de comandos SQL.

Para exportar dados de uma tabela no Power BI para um arquivo CSV, você pode usar a funcionalidade de exportação de dados. Na documentação da Microsoft Power BI, tem um artigo sobre Exportar dados de um painel no Power BI que você pode seguir as etapas para exportar os seus dados. E, também, sobre Executar scripts do Python no Power BI Desktop, para estudar a melhor forma de aplicar em seu projeto.

E para reconstituir as colunas e limitar o número de caracteres, você pode usar DAX no Power BI antes de exportar para CSV. Segue um exemplo DAX para criar uma nova coluna com um limite de caracteres:

NovaColuna = LEFT([NomeColuna], 10)  // Limita a 10 caracteres

Esse código é um exemplo e precisa ser ajustado conforme as necessidades do seu projeto.

Espero ter ajudado, Artur!

Desejo bons estudos e conte conosco para te auxiliar!

Muito Obrigado! Bem que eu senti que o Power Bi era magnifico par apresentar dados, um tipo de Power Point evoluido e muito mais inteligente! Nao sabia da existencia do Power Automate, vou estudar sobre ele assim que terminar minha formacao em Data Science. Agradeco de verdade!