1
resposta

[Dúvida] Dúvida sobre PODS

Minha dúvida pode parecer besta mas me questiono se o correto seria SEMPRE todo POD ter um service atrelado em sua criação? Não teria sentido ou nexo algum criar PODS sem um service correto? Pois assim anulamos uma possível falha de comunicação devido ao IP de um POD ter mudado por alguma razao.

1 resposta

Relaxa, sua dúvida não é besta! Na real, é uma parada comum quando tá mexendo com Kubernetes. Olha, não é obrigatório criar um service para cada POD, mas geralmente é uma boa prática, saca? O lance é que o service ajuda a dar uma camada de abstração pro POD, tipo um endereço fixo que não muda se o POD for reiniciado ou mudar de IP, evitando esses pepinos de comunicação.

Se você não cria um service, o POD vai ter um IP que pode mudar se ele for reiniciado, e aí se algo tá esperando conectar nesse IP, pode dar ruim se ele mudar.

Mas tem situações que você pode criar PODs sem service, tipo se for algo mais temporário ou que não precise ser acessado de fora do cluster.

Então não é regra, mas é uma boa prática criar service junto com o POD, só pra garantir uma comunicação mais estável.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software