Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] duvida sobre percepção e processamento

sobre isso, eu fiquei pensando, uma pessoa pode ter dois tipos de aprendizagem? pois eu sou uma pessoa que sou muito convergente e assimilador. eu tenho um pouco de dificuldade de aprender mas quando aprendo eu decolo e vou muito bem no que eu quero

2 respostas
solução!

Olá, Otavio. Como vai?

Essa é uma excelente reflexão sobre como nosso cérebro funciona! A resposta curta e animadora é: sim, com certeza. É perfeitamente normal, e até comum, que uma pessoa se identifique com características de dois ou mais estilos de aprendizagem.

O modelo de estilos de aprendizagem, muitas vezes baseado no inventário de Kolb, não serve para nos colocar em "caixas" fechadas, mas sim para nos ajudar a entender nossas tendências predominantes.

Aqui estão alguns pontos técnicos que explicam por que você se sente assim:

• Complementaridade: O estilo Assimilador foca muito na lógica, em modelos teóricos e na organização da informação. Já o Convergente foca na aplicação prática dessas ideias e na resolução de problemas específicos. Ter ambos significa que você gosta de entender a teoria a fundo para depois aplicá-la com precisão.
  • Curva de Aprendizagem: O que você descreveu sobre "ter dificuldade no início, mas depois decolar" é uma característica clássica de quem processa a informação de forma profunda. Você provavelmente gasta mais tempo na fase de percepção (entendendo os conceitos) para que, na fase de processamento (execução), tudo faça sentido de forma sólida.
  • Aprendizagem Multimodal: Muitas pessoas são "multimodais", o que significa que elas adaptam o estilo dependendo do que estão estudando. Você pode ser mais assimilador ao estudar física e mais convergente ao aprender a programar, por exemplo.

Sugestão de boa prática:
Como você mencionou que "decola" quando aprende, tente utilizar a técnica de Feynman durante essa fase inicial de dificuldade. Tente explicar o conceito complexo para si mesmo (ou para outra pessoa) de forma muito simples. Isso ajuda a acelerar a transição da teoria (Assimilador) para a prática (Convergente), diminuindo a sensação de bloqueio inicial.

Não veja a dificuldade inicial como um defeito, mas como o tempo que seu motor precisa para "aquecer" antes de atingir a velocidade máxima.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Com toda a certeza! Essa era uma dúvida que eu também tinha, acabei aprendendo sozinha a entender como a minha mente funciona ao longo dos meses.
Por não ser uma pessoa nem de humanas, nem de exatas, nem de biológicas, eu tive muita dificuldade de me enxergar em algum curso (de graduação). Porque, a cada matéria e área do conhecimento diferente, eu assimilava o conteúdo de uma forma distinta. Então a ideia de ter que escolher apenas um caminho aos 18 anos para seguir o resto da minha vida me assombrou bastante.
Mas a boa notícia é que sempre há tempo para aprendermos mais sobre nós mesmos. E explorar novas áreas, novos cursos, novos ares, é uma forma de entender mais sobre como o seu cérebro trabalha. Afinal, temos bilhões de neurônios. Para mim, não faria sentido que todos eles trabalhassem de uma única maneira.