Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre o uso do Inner HTML

Olá,

Estou tendo um pouco de dúvida para entender quando e porque se escolher usar o Inner HTML ao invés de deixar o HTML separado do JS? Estando o HTML dentro da função ele só aparecerá quando a função for chamada, isso?

Eu dei uma lida na documentação sobre mas mesmo assim não ficou muito claro, se puderem me indicar materiais de leitura / vídeos sobre eu fico muito grata.

2 respostas
solução!

Bom dia Amanda,

o propósito do método innerHTML é para entregar dinamismo às páginas, pois o HTML estático em sua natureza, em outras palavras, o que você definir na sua marcação de HTML seguirá constante do início ao fim da execução da sua página. Já o JavaScript tem recursos que permite alterar elementos da sua página durante o uso dela, um exemplo disso é a inserção ou alteração de texto do documento HTML por meio do document.innerHTML. Mais pra frente você vai ver que poderá ir combinando esses métodos do JS, para obter comportamentos que seriam inviáveis apenas com o HTML. Um exemplo seria deixar um par de tags vazias ,

e adicionar o texto nelas quando um botão fosse pressionado. Para isso vc iria utilizar o event Listener de clique em algum botão e o innerHTML nas tags.

No mais, indico seguir fazendo as aulas sobre JS na Alura e tirando dúvidas aqui no fórum mesmo, pois a coisa vai se encaixando com o tempo, como em um quebra-cabeças...

Perfeito Matheus, muito obrigada pela explicação consegui entender bem melhor agora.