1
resposta

[Dúvida] Duvida sobre o Pubspec

Apareceu este "Pubspec has been edited" na barra superior do Android Studio, devo tomar alguma ação e o que pode acontecer?

1 resposta

Olá, Henrique.

Tudo bem?

A mensagem "Pubspec has been edited" que apareceu na barra superior do Android Studio é uma notificação indicando que você fez alterações no arquivo "pubspec.yaml".

O arquivo "pubspec.yaml" é muito importante no Flutter, pois é nele que declaramos as dependências do projeto, como bibliotecas externas e assets (imagens, fontes, etc). Quando você edita esse arquivo, o Flutter precisa atualizar o projeto para reconhecer essas alterações.

No seu caso, você adicionou imagens ao seu projeto e declarou elas no "pubspec.yaml", então o Flutter precisa ser notificado dessas alterações para poder utilizar essas imagens.

A ação que você deve tomar quando vê essa notificação é clicar em "Pub get", que é um comando que atualiza as dependências do projeto de acordo com o que está declarado no "pubspec.yaml". Ao clicar em "Pub get", o Flutter fará um processo de execução para adquirir essas mudanças do pubspec. Ao final da execução, aparecerá uma mensagem de sucesso no Terminal, indicando que as alterações foram reconhecidas.

Se você não fizer isso, o Flutter não saberá das novas imagens que você adicionou e você poderá encontrar erros ao tentar usar essas imagens no seu projeto.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software