Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida sobre o id

Estava analisando o código e me veio uma duvida: se quando criamos um novo item nós já damos um id para ele:

else {
        itemAtual.id = itensArray.length // dando o id para o item novo
        console.log(itemAtual)

criarElemento(itemAtual)
        itensArray.push(itemAtual)
   }

por que precisamos dar esse id para nele novamente:

if(existe) {
        itemAtual.id = existe.id  // porque que temos que atribuir de novo esse id ?
        atualizaElemento(itemAtual)
    }

Fiz alguns testes e vi que ele da erro se removo essa linha. A minha dúvida é o porque desse erro se o item quando criamos ele já tem um id.

1 resposta
solução!

Olá Thaynara, tudo bem?

Ótima pergunta! Ainda que o item novo já tenha recebido um id, é importante atribuir esse mesmo id novamente quando ele já existe na lista. Isso porque, ao atualizar um item, precisamos manter o mesmo id para que ele não seja considerado um item novo e não seja duplicado na lista.

Se você remover a linha que atribui o id novamente, o item será atualizado com um id diferente do que ele já tinha, o que fará com que ele seja considerado um item novo e seja duplicado na lista. Por isso, é importante manter o mesmo id.

Portanto Ao reatribuir o ID do item existente ao item atualizado, você garante que ele permaneça no mesmo local do array e não seja duplicado. Isso é crucial para manter a integridade e consistência da lista de itens, é essencial manter o mesmo ID ao atualizar um item existente no localStorage. Dessa forma, você evita duplicações indesejadas e mantém a correta identificação e manipulação dos itens no itensArray.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, me coloco à disposição! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!