Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Duvida sobre o forEach e minha solução.

Prezados,

Inicialmente havia feito o código utilizando o forEach para criar os eventListener de cada botão, mas isso cria um total de 10 ciclos.

Me questiono sobre oq é mais importante, manter o código "limpo" e mais legível ou buscar alternativas que diminuam esses ciclos, fiz de outra forma e gostaria de uma opinião sobre esse caso.

obs: ainda estou conformando parte do projeto para enxugar a parte das estatísticas. E como ainda não conhecia a existência do data-set ou data-atributes, optei por utilizar o comparador de string includes() com os ID dos botões. Também criei uma função para exibir os dígitos com dois algarismos (se tiver um método mais eficiente gostaria de saber) e optei por trabalhar com o Obj armazenando os dados de estatística do robo, oq pretendo mudar futuramente.

Meu projeto na Vercel: https://robotron-2000-khaki-zeta.vercel.app/

segue abaixo o codigo: Declaração das variaveisparte1 do codigoParte.2 do codigoParte 3parte-4

3 respostas

A função atributos esta péssima e vai ser meu próximo passo para alterar, também estou pensando em usar find() na função de filtro pq já retorna um Ojb e não um novo array como a filter.

solução!

Olá Juan!

Fico feliz em ver que você está preocupado em melhorar a qualidade do seu código. É importante lembrar que um código limpo e legível facilita a manutenção e evolução do projeto a longo prazo, além de tornar o desenvolvimento mais eficiente e menos propenso a erros.

Com relação à performance, é verdade que o forEach pode ser um pouco mais lento em comparação com outras formas de percorrer um array, como o for ou o for...of. No entanto, é importante avaliar cada situação e considerar a legibilidade e a clareza do código como um todo, além de testar a performance em diferentes cenários, mas é sempre importante lembrar que, em geral, a legibilidade do código é mais importante do que a otimização prematura. O código deve ser fácil de entender e manter, mesmo que isso signifique que ele seja menos eficiente em termos de tempo de execução. Dito isso, sempre é possível buscar alternativas que possam melhorar tanto a legibilidade quanto a eficiência do código.

Sobre sua solução utilizando o includes() para comparar os IDs dos botões, é uma alternativa válida, mas é importante lembrar que o data-set ou data-atributes são uma forma mais semântica e organizada de armazenar informações nos elementos HTML.

OBS: O link do seu projeto não está funcionando como esperado

Continue sempre buscando aprimorar seus conhecimentos e habilidades de programação.

Sucesso

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muitíssimo obrigado Vitor, acabei colocando o link errado: https://robotron-2000-khaki-zeta.vercel.app/.

Cheguei a utilizar o Data-atributes para identificar o click em um dos botões e não para criar um addEventListener por ciclo do forEach, estou agora trabalhando no projeto para versão mobile.

Entendi pela sua resposta que a legibilidade é mais importante que uma possível otimização do projeto, pelo menos no momento.