Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida sobre o esquema do banco de dados

Boa noite,

Na aula, o professor mostrou o esquema com o banco de dados com seus relacionamentos, porém nos exemplos da aula existem poucas tabelas. No caso de uma empresa com uma quantidade grande de tabelas, esse método também é utilizado?

Uma outra dúvida, não sei se será abordado em aula, digamos que acabei de ser contratado por uma empresa, é me solicitado para fazer uma consulta no banco de dados, porém eu não sei em quais tabelas aquelas informações são armazenadas, existe algum processo ou método de descobrir essa informação sem ter que pesquisar tabela por tabela?

1 resposta
solução!

Oii, Lucas! Tudo bem?

É sim, Lucas, este método do esquema é utilizada por empresas que contém muitas tabelas. A representação visual, que mostra a estrutura do banco de dados, funciona com a mesma eficiência e organização.

E respondendo a sua segunda dúvida, sim, existem algumas formas de descobrir em quais tabelas as informações estão armazenadas sem ser manualmente.

  • Uma forma é consultar a equipe que possui conhecimento sobre a estrutura do banco de dados, para você poder capturar informações de forma eficiente diante do cenário que está.
  • Você pode estar utilizando a documentação do banco de dados, caso a empresa tenha. Na documentação geralmente contém informações sobre as tabelas, seus campos e relacionamentos.
  • Pergunte sobre o Diagrama do esquema de dados, geralmente os bancos de dados são acompanhados por um diagrama, nele é útil para entender a organização das tabelas e relacionamentos.

Caso não haja documentação disponível, uma alternativa é utilizar o SQL Developer, como mencionado na aula. O SQL Developer permite explorar o esquema do banco de dados, visualizando tabelas, campos e relacionamentos. Você pode selecionar uma tabela para ver detalhes como desenho, colunas, tipos de dados e informações relevantes, facilitando a identificação de onde estão armazenadas as informações necessárias.

Para expandir seus conhecimentos, recomendo ter como apoio de estudos a documentação oficial da Oracle Database. É excelente para solidificar os seus conhecimentos.

A página pode abrir em Inglês, mas você pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer parte da tela e escolher a opção "Traduzir para o português".

Espero ter ajudado com as sugestões. Qualquer dúvida, fique à vontade para abrir um novo tópico no fórum.

Bons estudos, Lucas!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software