1
resposta

[Dúvida] dúvida sobre o "elif"

nota_1 = float(input("Digite a primeira a nota: ")) nota_2 = float(input("Digite a segunda nota: ")) nota_3 = float(input("Digite a terceira nota: "))

média = (nota_1+nota_2+nota_3)/3

if média >= 7: print("Você está aprovado!") elif 5 <= média < 7: print("Você está de recuperação") else: print("Você está reprovado")

* Não estou conseguindo entender o uso do elif no código, sei que é para fazer múltiplas condições, porém, nesse código acima eu não consegui entender essa parte: elif 5 <= média < 7:

Nesse caso se a média for menor ou igual a 5 ou se a média for menor do que 7, eu estou de recuperação?

Não consegui entender essa parte da lógica de como usar o "elif".

1 resposta

Olá, Gabriel! Tudo bem?

Entendendo o elif:

O elif (abreviação de "else if") é usado para verificar múltiplas condições em sequência. Ele só é avaliado se a condição anterior (if ou outro elif) for falsa.

Analisando o código:

nota_1 = float(input("Digite a primeira a nota: "))
nota_2 = float(input("Digite a segunda nota: "))
nota_3 = float(input("Digite a terceira nota: "))

média = (nota_1 + nota_2 + nota_3) / 3

if média >= 7:
    print("Você está aprovado!")
elif 5 <= média < 7:
    print("Você está de recuperação")
else:
    print("Você está reprovado")

Como funciona o elif 5 <= média < 7:

Essa linha verifica se a média está dentro do intervalo de 5 (inclusive) e 7 (exclusive). Ou seja, ela verifica se a média é maior ou igual a 5 e menor que 7.

A lógica completa:

1. if média >= 7:: Se a média for 7 ou mais, o aluno é aprovado e as outras condições não são verificadas.
  2. elif 5 <= média < 7:: Se a média for menor que 7, essa condição é verificada. Se a média estiver entre 5 e 6.99, o aluno está de recuperação.
  3. else:: Se a média for menor que 5, nenhuma das condições anteriores é verdadeira e o aluno é reprovado.

Em outras palavras:

O aluno só estará de recuperação se a média for maior ou igual a 5 e, ao mesmo tempo, menor que 7. Se a média for menor que 5, ele será reprovado.

Exemplos:

• Média = 7: Aprovado (a primeira condição é verdadeira)
  • Média = 6: Recuperação (a segunda condição é verdadeira)
  • Média = 5: Recuperação (a segunda condição é verdadeira)
  • Média = 4.9: Reprovado (a terceira condição é verdadeira)

Espero ter ajudado.