Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre o componente useState

Durante o curso não ficou muito claro para mim sobre os componentes useState e qual sua real utilidade, como quando devo utiliza-los e quando não devo, também ainda não entendi como ele funciona. Ficarei grato se alguém puder tirar minha dúvida! Segue exemplo do componente:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas
solução!

Salve, Henrique!

Dá uma olhada nesse alura+: https://cursos.alura.com.br/extra/alura-mais/hooks-do-react-usestate-c1530

Nele, a gente vai pegar trabalhar os conceitos em cima de alguns exemplos práticos.

Vê se esse video te ajuda a tirar suas duvidas e depois me dá um retorno, que a gente te ajuda por aqui!

Belezinha, eu vi o vídeo e pelo que eu entendi o useState atualiza o valor do componente fazendo a solicitação pro react atualizar via DOM, o que não é feito utilizando via const, let e var normais.

O que entendi foi isso, estou certo professor? E obrigado pelo conteúdo!

E isso acabou me acarretando mais uma dúvida, tem alguma forma de saber que devo usar o useState antes de tentar atualizar o valor de um componente?

É isso, Henrique!

Uma das formas de pensar é a seguinte:

Se esse valor mudar, eu preciso atualizar o componente na tela?

Se sim, useState nele! Senão, não precisa.

Maravilha então professor, muito obrigado por tirar minhas dúvidas! Vou continuar seguindo o curso e qualquer coisa vou pedir mais um help, parabéns pelo conteúdo que ficou sensacional!

Bons estudos, Henrique! E obrigado pelo feedback :)