Olá !!!
Realmente estas instruções fazer pirar a cabeça mesmo.
Vou tentar ajudar, com o que eu percebi.
Mas antes de tudo, esqueça qualquer valor negativo.
No plano acima, na imagem em amarelo, vejam que se o valor for negativo no pano o elemento sairá do canvas.
Sim, em contas para movimentos e afins, ok teremos negativos, mas no plano não.
O próprio exemplo do canvas acima (imagem amarela) mostra a bolinha bem
no canto com seu ponto x,y no ZERO do mapa e metade dela saindo do mapa.
Se vc colocar o xRaquete num ponto máximo de um canvas de 400 de largura,
verá que ele sai do mapa. isso porque o xRaquete fica a esquerda de seu corpo .
Colocando o xraquete no ponto zero , ela fica encostada com a borda do canvas.
Mas por outro lado se quiseres colocar xRaquete encostado na borda da outra extremidade do canvas,
terá que somar a largura da raquete.
Se o canvas for de 400 e a largura da raquete for 20, para encostar a raquete na borda,
tera que colocar xRaquete com 380. O xRaquete vai ficar a 20 da borda.
Depois vc soma xRaquete + largura e consegue encostar na borda do canvas(width).
Abram a cabeça, deixem a mente viajar, senão, não pega o pulo do gato!!!!kk
Mais um pouco:
Estou confusa, porque se o ponto 0 do eixo X e Y fica na parte de cima, por que preciso colocar yBolinha+raio>YRaquete?
As imagens abaixo, acredito que lhe ajudam a entender:
Perceba que os pontos yBolinha e yRaquete estão em vermelho na imagem,
no centro da bolinha e na borda da raquete.
Se a bolinha continuar nesta rota, a metade dela que está em frente da raquete não fará nada,
porque a colisão só acontece com o ponto y dos dois elementos.
Por esta razão yBolinha soma com seu raio.
Para que o y da bolinha se transfira para a borda e assim aconteça a colisão.
Na imagem o yBolinha está no meio da bolinha, mas, depois de somar com
o raio ele passa para a borda da bolinha, em verde.
O yBolinha nesta possição, consegue colidir com a raquete.
Por isso o *yBolinha + raio tem que ser maior que o yRaquete
*
Mas atenção, se fosse na outra extremidade da raquete, teriamos que subtrair o raio da ybolinha . E também para a raquete o
yRaquete somaria com sua altura, os dois elemntos teriam que transferir seus pontos y para o outro lado.
Porque subtrair e somar???????
Vejam que, se caminha para baixo no mapa ele aumenta, e assim vc soma, se caminhares para cima ele diminui, sendo assim vc subtrai.
Aumenta e diminui?
Sim, quanto mais pra baixo for, mais se distancia do zero. Quanto mais pra cima for, mais próximo do zero fica.
Se andas pra frente soma, se andas pra trás, subtrai.
é
Isso se aplica para o xBolinha e xRaquete, invertendo o corte da bolinha para vertical e usando a lateral esquerda da raquete , é só usar mais um pouquinho de imaginação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Espero de verdade ter ajudado.
Bons estudos.