2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre login e finalização da máquina virtual

Não tenho experiência nenhuma em linux. Segui os passos das aulas, mas não vi onde informo ou defino o login e acho que a minha instalação não finalizou. Como alguém pode me ajudar nesse caso?

2 respostas

Olá, Fernanda!

Fique tranquilo, todo mundo começa do zero em alguma coisa. O Linux pode parecer intimidador no início, mas com a prática você vai pegar o jeito. Que bom que você já está se aventurando!

Sobre a sua dúvida, vamos por partes:

1. O login:
    Dependendo de como você criou a sua máquina virtual (se foi no VirtualBox, VMWare, ou em uma nuvem), o login pode ter sido definido de forma automática.

Se a instalação foi no VirtualBox ou VMWare, e você seguiu os passos do instrutor, o usuário e senha podem ter sido definidos durante o processo de instalação do sistema operacional (como o Ubuntu). O nome de usuário mais comum é aluno ou, às vezes, é o seu próprio nome. A senha é a que você digitou na instalação.

Se você está usando uma nuvem, como a AWS, o login geralmente é feito por uma chave SSH e o nome de usuário padrão costuma ser ubuntu para máquinas com esse sistema operacional.
A dica é voltar ao tutorial da instalação e procurar o momento exato em que ele pede para você criar um usuário e senha.

1. A instalação não finalizou:
    A tela que aparece após a instalação pode ser um pouco confusa. Se você vê uma tela preta com um prompt piscando (como usuario@servidor:~$), a instalação provavelmente foi concluída. A falta de uma interface gráfica (janelas, botões, etc.) é o comportamento padrão de muitos servidores Linux, que operam apenas por linha de comando (CLI).
    Se você digitou o usuário e a senha e apareceu o prompt, é um bom sinal!

Como podemos confirmar se a instalação está OK?

Tente digitar ls e apertar Enter. Se uma lista de arquivos aparecer, a máquina está funcionando.

Se pedir o login, tente usar aluno como usuário e a senha que você usou na instalação.

Se você puder tirar uma foto ou print da tela que está vendo e postar aqui, eu posso te ajudar a identificar o que está acontecendo.

Não desista! O começo é sempre o mais difícil, mas o aprendizado é muito gratificante.

Olá, Fernanda!

Eu reparei que na vídeo aula realmente parece ter cortado uma parte da configuração da VM.

Vou tentar te ajudar a passar da parte da configuração:

• Após as primeiras etapas, no "mirror configuration", aperte em concluído:

mirror configuration

• A partir daí, clique em "Concluído" até a página de configuração do Login:
    Profile configuration

• Continue a configuração e no final aperte em "Reboot now".

Dica: Selecione para instalar o Openssh-server nas etapas de configuração.

Depois disso, provavelmente você irá conseguir fazer o login no servidor com as credenciais que você configurou e seguir a aula conforme o instrutor.