Não tenho experiência nenhuma em linux. Segui os passos das aulas, mas não vi onde informo ou defino o login e acho que a minha instalação não finalizou. Como alguém pode me ajudar nesse caso?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não tenho experiência nenhuma em linux. Segui os passos das aulas, mas não vi onde informo ou defino o login e acho que a minha instalação não finalizou. Como alguém pode me ajudar nesse caso?
Olá, Fernanda!
Fique tranquilo, todo mundo começa do zero em alguma coisa. O Linux pode parecer intimidador no início, mas com a prática você vai pegar o jeito. Que bom que você já está se aventurando!
Sobre a sua dúvida, vamos por partes:
Se a instalação foi no VirtualBox ou VMWare, e você seguiu os passos do instrutor, o usuário e senha podem ter sido definidos durante o processo de instalação do sistema operacional (como o Ubuntu). O nome de usuário mais comum é aluno ou, às vezes, é o seu próprio nome. A senha é a que você digitou na instalação.
Se você está usando uma nuvem, como a AWS, o login geralmente é feito por uma chave SSH e o nome de usuário padrão costuma ser ubuntu para máquinas com esse sistema operacional.
A dica é voltar ao tutorial da instalação e procurar o momento exato em que ele pede para você criar um usuário e senha.
Como podemos confirmar se a instalação está OK?
Tente digitar ls e apertar Enter. Se uma lista de arquivos aparecer, a máquina está funcionando.
Se pedir o login, tente usar aluno como usuário e a senha que você usou na instalação.
Se você puder tirar uma foto ou print da tela que está vendo e postar aqui, eu posso te ajudar a identificar o que está acontecendo.
Não desista! O começo é sempre o mais difícil, mas o aprendizado é muito gratificante.
Olá, Fernanda!
Eu reparei que na vídeo aula realmente parece ter cortado uma parte da configuração da VM.
Vou tentar te ajudar a passar da parte da configuração:
A partir daí, clique em "Concluído" até a página de configuração do Login:
Continue a configuração e no final aperte em "Reboot now".
Dica: Selecione para instalar o Openssh-server nas etapas de configuração.
Depois disso, provavelmente você irá conseguir fazer o login no servidor com as credenciais que você configurou e seguir a aula conforme o instrutor.