Não tenho experiência nenhuma em linux. Segui os passos das aulas, mas não vi onde informo ou defino o login e acho que a minha instalação não finalizou. Como alguém pode me ajudar nesse caso?
Não tenho experiência nenhuma em linux. Segui os passos das aulas, mas não vi onde informo ou defino o login e acho que a minha instalação não finalizou. Como alguém pode me ajudar nesse caso?
Olá, Fernanda!
Fique tranquilo, todo mundo começa do zero em alguma coisa. O Linux pode parecer intimidador no início, mas com a prática você vai pegar o jeito. Que bom que você já está se aventurando!
Sobre a sua dúvida, vamos por partes:
Se a instalação foi no VirtualBox ou VMWare, e você seguiu os passos do instrutor, o usuário e senha podem ter sido definidos durante o processo de instalação do sistema operacional (como o Ubuntu). O nome de usuário mais comum é aluno ou, às vezes, é o seu próprio nome. A senha é a que você digitou na instalação.
Se você está usando uma nuvem, como a AWS, o login geralmente é feito por uma chave SSH e o nome de usuário padrão costuma ser ubuntu para máquinas com esse sistema operacional.
A dica é voltar ao tutorial da instalação e procurar o momento exato em que ele pede para você criar um usuário e senha.
Como podemos confirmar se a instalação está OK?
Tente digitar ls e apertar Enter. Se uma lista de arquivos aparecer, a máquina está funcionando.
Se pedir o login, tente usar aluno como usuário e a senha que você usou na instalação.
Se você puder tirar uma foto ou print da tela que está vendo e postar aqui, eu posso te ajudar a identificar o que está acontecendo.
Não desista! O começo é sempre o mais difícil, mas o aprendizado é muito gratificante.
Olá, Fernanda!
Eu reparei que na vídeo aula realmente parece ter cortado uma parte da configuração da VM.
Vou tentar te ajudar a passar da parte da configuração:
A partir daí, clique em "Concluído" até a página de configuração do Login:
Continue a configuração e no final aperte em "Reboot now".
Dica: Selecione para instalar o Openssh-server nas etapas de configuração.
Depois disso, provavelmente você irá conseguir fazer o login no servidor com as credenciais que você configurou e seguir a aula conforme o instrutor.