Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] duvida sobre logica do movimenta raquete do oponente.

bom dia, eu entendi como funciona o movimento da raquete, o que eu não entendo é pq se usa o comprimento da raquete ao invés da altura da raquete, na minha cabeça faz mais sentindo usar a altura que é mesmo que o "Comprimento" vertical da raquete, pq pra mim o comprimento do jeito que se vê no p5js é mais como a espessura da raquete, eu ate teste e mudei os valores, no comprimento a raquete sempre fica grossa ao aumentar o numero e no caso da altura da raquete ela sempre fica mais longa ao aumentar os números. essa duvida ta me deixando ansioso.

6 respostas

Bom dia Alef, acredito que "comprimento" tenha sido a preferência de nome utilizada pelo professor. Mas se você pegar nos próprios comandos do p5.js os nomes dados são "width" e "height", que são traduzidos por "largura" e "altura" respectivamente. Então onde o professor colocou "comprimento" no código, eu substituí por "altura", pois ficou mais fácil para minha compreensão. Se você substituir comprimento por altura, bolinha por bola, raquete por retângulo... irá obter o mesmo resultado, então só utilizar o que ficar melhor pra você :)

opa beleza ? no caso eu entendo os termos em inglês, não é so mudando o nome que ajuda a compreender, eu queria entender de fato o por que do uso e não fazer uma troca. até pq o width continua sendo largura de algo e heigth a altura do mesmo, quando se muda o with do objeto ele se torna mais espesso e mudando o heigth ele fica mais longo, pensando assim eu queria entender pq se usa o width ao invés do heigth.

solução!

Alef, tudo bem ?

Cara eu também estou neste dilema . Porém algo me ocorreu em um dos testes que fiz e gostaria de trazer para debate(no intuito de pensarmos juntos). Quando temos :

velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;

Eu notei que o raquete comprimento entra como dedutor da posição Y, ou seja, esta variável é utilizada para trazer o valor 10 / 2 - 30 ao resultado de yBolinha - yRaqueteOponente, pois tudo isso esta se deduzindo do valor de Y em plano cartesiano. Na minha conclusão esta variável é usada somente como base de calculo para que seja possível bater exatamente no meio da raquete. Acredito que o intuito seja usar o valor armazenado e não a dimensão da raquete.

Faz sentido para você ?

Também fiz a leitura da instrutora Larissa Dubiella que disserta sobre o caso.

opa, tudo bem ? muito boa a explicação, eu vim a entender algo parecido também com o tempo, apesar que com sua explicação minhas ideias de solução se tornaram mais sólidas assim chegando a solução definitiva. na minha cabeça agora faz sentido o que acontece, apesar que eu ainda não entendo o cálculo feito, mas ao imaginar o processo em minha mente eu consigo visualizar o que houve e o por que da bolinha acertar o 1/3 da raquete. eu infelizmente não consigo expressar em palavras a imagem que tenho na minha mente sem escrever um livro confuso hahaha obrigado e sucesso no curso.

se possível deixa o link da leitura da professora, acredito que lendo a explicação dela eu posso ficar ainda mais claro.

Show Alef,

Segue o link abaixo:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-duvidas-sobre-a-logica-da-movimentacao-inimiga-242349#1191178

Me ajudou bastante , a instrutora descorre bem sobre o assunto.

Abraços, obrigado pelos votos e também torço para o seu sucesso.

Bora pra cima !

.....