Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre exemplo de banco de dados NoSQL

Olá, tudo bem?

Eu fiquei com uma dúvida em relação a explicação sobre os bancos de dados NoSQL, mais especificamente sobre o exemplo apresentado nos 7:00min da aula.

No exemplo, temos um documento referente ao livro, e dentro dele temos um objeto referente ao autor, com todas as suas informações. Caso haja outro livro do mesmo autor, ele também teria que guardar um objeto com todas as informações do autor? Nesse caso, não seria melhor utilizar um banco de dados relacional para evitar redundância de informações?

Obrigado desde já!

2 respostas

Oi Vinícius,

Realmente, os bancos NoSQL não trabalham com o que chamamos de "normalização", que é esse processo de separar os dados em tabelas diferentes e fazer com que elas se relacionem (e pensar na melhor forma de fazer isso para justamente reduzir as redundâncias); no NoSQL redundância não é um problema. Já o SQL é pensado para grandes quantidades de dados, em termos de armazenamento, porém não é muito flexível, então a estrutura do banco deve ser pensada e normalizada de antemão.

O NoSQL, por outro lado, é bem mais "ágil", sendo muito bom para casos em que os dados não estão totalmente estruturados ou que precisamos justamente de flexibilidade com relação aos dados que serão armazenados. Neste curso realmente usamos uma estrutura um pouco mais "quadrada" (livros x autores) que funcionaria bem no SQL também, mas conseguimos fazer com as APIs do próprio Mongo de forma bem mais rápida para o curso, sem termos que passar pela parte da normalização.

Existem algumas outras diferenças, como gerenciamento de memória, performance e escalabilidade. Você pode conferir mais algumas informações sobre na própria página de referência da AWS sobre NoSQL.

Espero ter ajudado!

Bons estudos ;)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
solução!

Entendi, Juliana!

Só para deixar registrado, a minha dúvida era mais no sentido de se era possível relacionar documentos pelo id, não sendo necessário inserir o objeto do autor para cada livro. Isso foi esclarecido na atividade 3 da aula 5, onde criamos um Schema para os autores e apenas vinculamos eles aos livros pelo id.

Obrigado!