Olá, pessoal.
Estou revisando alguns exercícios de redes e me deparei com uma questão sobre NAT Estático em roteadores Cisco que me deixou confuso, principalmente por causa do enunciado.
O cenário era:
IP Público: 203.0.113.0
IP Privado: 192.168.1.0
Necessidade: "realizar a tradução de endereços públicos para privados".
Ao ler "tradução de público para privado", minha primeira interpretação foi a de um NAT de Destino (Destination NAT ou Port Forwarding), onde um usuário externo acessa o IP público (203.0.113.0) e o roteador o direciona para o IP privado (192.168.1.0). Nesse caso, o comando seria algo como ip nat inside destination...
No entanto, o gabarito do exercício apontava o comando ip nat inside source static 192.168.1.0 203.0.113.0 como o correto.
Eu entendo esse comando como um NAT de Origem (Source NAT) estático, que faz o oposto: ele mapeia o IP privado 192.168.1.0 para o IP público 203.0.113.0 sempre que o dispositivo inicia uma conexão (tráfego de saída).
Minha dúvida é: o enunciado da questão estava mal formulado, ou existe algum cenário em que o ip nat inside source static é a resposta correta para uma solicitação de "traduzir público para privado"?
Achei a descrição do problema ambígua. O que vocês acham? É um erro comum em questões de prova?
Obrigado!