Olá, Tereza, tudo bem?
Sim, eles utilizam os conceitos de geometria. Quando você adiciona colunas da base de dados ao eixo x, geralmente é para representar uma dimensão específica, como o tempo em séries temporais. O eixo y, por sua vez, recebe os dados que você deseja analisar, e é possível aplicar operações matemáticas, como a operação Soma no Power BI, para agregar ou calcular valores.
Ao tentar utilizar medidas utilizando as fórmulas matemáticas no eixo x, como você deve ter observado, ela automaticamente não resume os dados e isso se deve pela própria característica do visual.
Agora, é importante mencionar que, embora essa seja uma prática comum, nem sempre será o caso. Existem situações em que você pode querer representar dados diferentes no eixo X. Por exemplo, em um gráfico de dispersão, você pode querer representar duas variáveis numéricas nos eixos X e Y para explorar a relação entre elas. Então, embora seja uma boa regra geral pensar no eixo X como o tempo e o eixo Y como os dados que você está analisando em um contexto de séries temporais, lembre-se de que isso pode variar dependendo das necessidades específicas de sua análise.
Espero ter ajudado.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!