Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre contador e console.log

Estou começando agora e ainda estou com dificuldade para entender a função de cada comando.

(PRIMEIRA DÚVIDA) No caso do contador que começa em 1 e vai até o 10, eu utilizo o comando 'contador++' por se tratar de um contador crescente? e no contador que começa em 10 e vai até o 0, eu utilizo o comando 'contador--' por se tratar de um contador decrescente? E por que esse comando precisa estar na última linha do código?

(SEGUNDA DÚVIDA) Como no enunciado se pede para mostrar cada número, é para isso que eu utilizo o 'console.log'?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi, Bianca!

Vamos lá!

Primeira Dúvida: Quando você usa contador++, você está fazendo o contador crescer, ou seja, somando 1 a cada vez. É por isso que usamos ele quando o número começa em 1 e vai até 10. Já o contador-- é o oposto: ele faz o contador diminuir, subtraindo 1 a cada vez. Usamos ele quando o número começa em 10 e vai até 0. Então:

• contador++ = aumenta o valor.
  • contador-- = diminui o valor.

Esses comandos precisam estar na última linha para que o número atual seja exibido primeiro e só depois mude, do jeito que você precisa.

Segunda Dúvida: Sim! Você usa o console.log(contador); para mostrar cada número na tela. Sem ele, o loop contaria, mas você não veria os números aparecendo.

Espero que ajude!

Olá Bianca, tudo bem?

Sobre a primeira dúvida: Sim, você está correta sobre o "contador++" ser crescente e o "contador--" ser decrescente.

O "contador++" é equivalente a: "contador=contador+1", ou seja, a variável contador está somando o valor 1 ao valor que estava anteriormente na variável.

Ex: Se contador for igual a 1, equivale a:

contador = contador+1; contador =1+1; contador=2;

A mesma lógica se aplica ao "contador--" só que no lugar de somar 1 ele vai subtrair. Nesse caso, ficaria assim caso a variável contador fosse inicializada com 1:

contador=contador-1; contador=1-1; contador=0;

Sobre a segunda dúvida:

console.log, é a forma de imprimir mensagens no javascript como se fosse um terminal. É muito útil quando se precisa rastrear problemas no código.

Espero que tenha ajudado alguma coisa,

Att, Rafael Bezerra Cavalcante