Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Duvida sobre como responder à funcionária que pergunta várias vezes

Para o filho de Milena, ela conseguiu colocar em prática a observação, sentimento e pedido (“Edgar, quando eu vejo duas bolas de meias sujas debaixo da mesinha e mais três perto da TV, fico irritada. porque preciso de mais ordem no espaço que usamos em comum”). Porém como fazer isso para a funcionária que pergunta mais de uma vez situações semelhantes (ou as vezes não tão semelhantes)?

1 resposta
solução!

Olá Marianne, tudo bem?

Acredito que a melhor forma de lidar com essa situação é praticar a empatia e tentar entender o que pode estar por trás dessas perguntas repetitivas.

Uma forma de aplicar a CNV nesse caso seria começar com uma observação, como por exemplo: "Notei que você tem perguntado várias vezes sobre situações semelhantes". Em seguida, você pode expressar seus sentimentos em relação a essa situação, como por exemplo: "Isso me deixa um pouco confusa e sobrecarregada". Depois, você pode fazer um pedido, como por exemplo: "Seria possível você me explicar o motivo dessas perguntas repetitivas? Isso me ajudaria a entender melhor como posso ajudar".

Lembre-se que a CNV não é uma fórmula mágica e pode não funcionar em todas as situações. Mas acredito que, ao praticar a empatia e a escuta ativa, você pode ajudar a criar um ambiente mais harmonioso e produtivo para todos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Marianne, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software