Como saber se estou buscando o meu Ikigai de maneira autêntica ou estou apenas seguindo expectativas externas? Como saber se estou realmente fazendo o que amo ou apenas o que é confortável para mim?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como saber se estou buscando o meu Ikigai de maneira autêntica ou estou apenas seguindo expectativas externas? Como saber se estou realmente fazendo o que amo ou apenas o que é confortável para mim?
Olá, Julia. Tudo bem?
Obrigado por compartilhar sua dúvida aqui com a gente.
A reflexão que você trouxe é muito importante, especialmente em um processo de autodesenvolvimento. A autenticidade no seu Ikigai envolve escutar verdadeiramente seus próprios desejos e propósitos, sem se deixar levar apenas por pressões externas. O que você faz com prazer, mas também sente que contribui para o seu crescimento e para o mundo ao seu redor, é um bom indicativo de que está no caminho certo.
Uma dica interessante é praticar o autoconhecimento de maneira contínua, perguntando-se "por que" você faz o que faz. Por exemplo, ao praticar uma atividade que te traz prazer, pergunte-se: "O que essa atividade me traz de aprendizado? Como ela me conecta com o que eu acredito ser importante?". Esse exercício simples pode ajudar a distinguir entre o que você ama e o que é confortável.
Conte com o apoio do Fórum. Bons estudos.