1
resposta

[Dúvida] duvida sobre como proceder com meu Ikigai

Como saber se estou buscando o meu Ikigai de maneira autêntica ou estou apenas seguindo expectativas externas? Como saber se estou realmente fazendo o que amo ou apenas o que é confortável para mim?

1 resposta

Olá, Julia. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua dúvida aqui com a gente.

A reflexão que você trouxe é muito importante, especialmente em um processo de autodesenvolvimento. A autenticidade no seu Ikigai envolve escutar verdadeiramente seus próprios desejos e propósitos, sem se deixar levar apenas por pressões externas. O que você faz com prazer, mas também sente que contribui para o seu crescimento e para o mundo ao seu redor, é um bom indicativo de que está no caminho certo.

Uma dica interessante é praticar o autoconhecimento de maneira contínua, perguntando-se "por que" você faz o que faz. Por exemplo, ao praticar uma atividade que te traz prazer, pergunte-se: "O que essa atividade me traz de aprendizado? Como ela me conecta com o que eu acredito ser importante?". Esse exercício simples pode ajudar a distinguir entre o que você ama e o que é confortável.

Conte com o apoio do Fórum. Bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!