Fiquei com uma dúvida. Na tabela criada na aula, se eu utilizar a Margem % da coluna calculada, a tabela mostra Nomes de produtos repetidos. Mas utilizando a medida Margem % isso não ocorre. Por que?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei com uma dúvida. Na tabela criada na aula, se eu utilizar a Margem % da coluna calculada, a tabela mostra Nomes de produtos repetidos. Mas utilizando a medida Margem % isso não ocorre. Por que?
Ei, Gerlado! Tudo bem?
Ótima pergunta!
Quando utiliza a coluna calculada para calcular a Margem %, o Power BI entende que precisa fazer esse cálculo linha a linha. E se houver produtos repetidos, ele vai calcular da mesma forma porque cada linha é tratada de forma individual.
E quando usamos a medida Margem %, o Power BI entende que precisa trabalhar com valores agregados. Ou seja, calcula a margem total em relação ao total de vendas, retornando um único alor para cada contexto em que a medida está sendo aplicada. Evitando assim a repetição.
Espero ter sanado a sua dúvida!
Até mais, Geraldo!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!