Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Duvida: sobre clonar ou não as pastas

É possível, em um projeto fictício, no qual uma empresa está trabalhando num grande projeto, é obrigatório eu clonar o repositório do git para mim? fiquei imaginando se num grande projeto, cada pessoa trabalhando com arquivos diferentes: precisam clonar todo o repositório do git ou poderiam, cada uma, subir apenas o arquivo que trabalham para o repositório remoto? tentei fazer isso pelo terminal mas não deu certo.

explico:

eu fiz um teste, já tinha um repositório local com um nome no qual eu efetuei commit e pull tranquilo e criei um outro diretório local e transformei em repositório local com outro nome (git init), gerei apenas um arquivo lá dentro, fiz o commit mas ao fazer o pull para o repositório remoto deu erro

fatal: refusing to merge unrelated histories

ao checar com a IA ela informa que:

O erro fatal: refusing to merge unrelated histories no Git significa que você está tentando fazer um merge entre dois repositórios (ou branches) que não compartilham um histórico comum. Isso geralmente acontece quando:

Você criou um repositório local e depois tentou dar pull de um repositório remoto que já tinha commits diferentes.
Você reescreveu o histórico de um dos repositórios.
Como resolver:

Se você tem certeza de que deseja unir esses históricos diferentes, use o comando:
git pull origin <branch> --allow-unrelated-histories

Substitua <branch> pelo nome da branch que você está tentando puxar (por exemplo, main ou master). Isso força o Git a aceitar o merge mesmo sem histórico em comum.

imaginando essa situação hipotética quais seriam os riscos para o projeto?

qual seria o procedimento ideal?

2 respostas
solução!

Oi Patricia! Como vai?

Em um projeto colaborativo, especialmente em empresas, é comum que cada desenvolvedor clone o repositório inteiro para ter uma cópia completa do projeto em sua máquina local. Isso é importante porque, mesmo que você esteja trabalhando em um arquivo específico, o contexto do projeto como um todo pode ser necessário para garantir que suas alterações não causem conflitos ou quebras em outras partes do código.

Quando você tenta subir apenas um arquivo sem clonar o repositório completo, como no seu exemplo, o Git não consegue entender o histórico e as relações entre os arquivos, o que pode levar a erros como o "fatal: refusing to merge unrelated histories". Esse erro ocorre porque o Git vê os dois repositórios (o local e o remoto) como histórias separadas sem conexão.

O procedimento ideal é:

1. Clonar o repositório completo: Isso garante que você tenha todo o histórico e contexto do projeto.

git clone <url-do-repositorio>

2. Criar uma nova branch para suas alterações: Isso ajuda a manter o trabalho organizado e facilita a colaboração.

git checkout -b minha-nova-branch

3. Fazer suas alterações e commits: Trabalhe nos arquivos que precisa e realize commits regularmente.

git add .
    git commit -m "Descrição das alterações"

4. Sincronizar com o repositório remoto: Antes de enviar suas alterações, é uma boa prática atualizar sua branch com as últimas mudanças do repositório remoto para evitar conflitos.

git pull origin main

5. Enviar suas alterações para o repositório remoto:

git push origin minha-nova-branch

Seguindo esse fluxo, você minimiza riscos de conflitos e garante que suas alterações estejam integradas de forma harmoniosa com o restante do projeto.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Gratidão