Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre as variáveis nas pastas diferentes

Um exemplo disso abaixo.

wordpress.yml
---
db_ip: "192.168.31.75"
wp_dir: "/srv/www/wordpress"
mysql.yml
---
wp_ip: "192.168.31.76"

Então, pela minha cabeça, por que não coloca o db_ip dentro da pasta mysql.yml e o wp_ip dentro da pasta wordpress.yml? Será que não fará diferença?

Se você puderem me ajudar a explicar a diferença, fico grato.

2 respostas
solução!

Olá!

A sua dúvida é muito pertinente e faz total sentido no contexto de organização e segurança das variáveis em arquivos YAML no Ansible.

A principal razão para separar as variáveis em diferentes arquivos (wordpress.yml e mysql.yml) é para garantir que cada rotina ou playbook tenha acesso apenas às variáveis que realmente precisa. Isso ajuda a evitar conflitos e melhora a segurança e a organização do seu código.

Por que não colocar db_ip em mysql.yml e wp_ip em wordpress.yml?

  1. Segurança: Ao limitar o acesso às variáveis, você garante que informações sensíveis não sejam expostas desnecessariamente. Por exemplo, o playbook do MySQL não precisa saber o diretório de instalação do WordPress (wp_dir), e o playbook do WordPress não precisa saber o IP do próprio servidor (wp_ip).

  2. Evitar Conflitos: Se todas as variáveis estivessem em um único arquivo, poderia haver conflitos de nomes de variáveis. Separando-as, você evita que uma variável seja sobrescrita ou cause problemas em outra rotina.

  3. Manutenção: Separar as variáveis facilita a manutenção e a leitura do código. Se precisar alterar a configuração do MySQL, você sabe exatamente onde procurar e modificar, sem se preocupar em mexer nas configurações do WordPress.

Exemplo Prático

Vamos imaginar que você tenha um playbook para configurar o WordPress (wordpress.yml) e outro para configurar o MySQL (mysql.yml):

wordpress.yml

---
db_ip: "192.168.31.75"
wp_dir: "/srv/www/wordpress"

mysql.yml

---
wp_ip: "192.168.31.76"

Se você colocasse db_ip dentro de mysql.yml e wp_ip dentro de wordpress.yml, você estaria misturando as responsabilidades e aumentando a complexidade do gerenciamento das variáveis. Cada playbook deveria então acessar variáveis que não são necessárias para sua execução, o que não é uma boa prática.

Conclusão

Portanto, manter as variáveis separadas em arquivos específicos para cada rotina ajuda a manter o código mais seguro, organizado e fácil de manter. Isso também segue o princípio da responsabilidade única, onde cada componente do sistema tem uma única responsabilidade.

Bons estudos!

Agora ficou bem clara a explicação e posso dizer que a minha dúvida foi sanada. Muito obrigado, Lucas!