estava estudando sobre ambientes virtuais e me deparo com a utilização da venv em python só que ,ao instalar um pacote teoricamente dentro da venv, ele instala globalmente e dentro do ambiente virtual, gostaria de saber o que estou fazendo de errado
estava estudando sobre ambientes virtuais e me deparo com a utilização da venv em python só que ,ao instalar um pacote teoricamente dentro da venv, ele instala globalmente e dentro do ambiente virtual, gostaria de saber o que estou fazendo de errado
Olá, Felipe! Tudo bem?
É ótimo ver você explorando ambientes virtuais com Python! O que você está enfrentando pode ser um problema comum quando o ambiente virtual não está ativado corretamente antes de instalar pacotes.
Aqui estão alguns passos que você pode seguir para garantir que está instalando pacotes dentro do ambiente virtual:
Ative o Ambiente Virtual: Antes de instalar qualquer pacote, certifique-se de que o ambiente virtual está ativado. Se você estiver usando Windows, o comando é:
.\venv\Scripts\activate
No macOS ou Linux, o comando é:
source venv/bin/activate
Verifique se o Ambiente Virtual está Ativado: Após ativar, você deve ver o nome do ambiente virtual no prompt do terminal. Isso indica que você está dentro do ambiente virtual.
Instale Pacotes: Com o ambiente virtual ativado, use pip install
para instalar pacotes. Por exemplo:
pip install nome_do_pacote
Verifique a Localização do Pacote: Para confirmar que o pacote foi instalado no ambiente virtual, você pode usar:
pip show nome_do_pacote
Isso mostrará o caminho de instalação, que deve estar dentro da pasta do ambiente virtual.
Se mesmo após seguir esses passos o problema persistir, pode ser útil recriar o ambiente virtual para garantir que não haja configurações incorretas.
Espero ter ajudado e bons estudos!