estava estudando sobre ambientes virtuais e me deparo com a utilização da venv em python só que ,ao instalar um pacote teoricamente dentro da venv, ele instala globalmente e dentro do ambiente virtual, gostaria de saber o que estou fazendo de errado
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
estava estudando sobre ambientes virtuais e me deparo com a utilização da venv em python só que ,ao instalar um pacote teoricamente dentro da venv, ele instala globalmente e dentro do ambiente virtual, gostaria de saber o que estou fazendo de errado
Olá, Felipe! Tudo bem?
É ótimo ver você explorando ambientes virtuais com Python! O que você está enfrentando pode ser um problema comum quando o ambiente virtual não está ativado corretamente antes de instalar pacotes.
Aqui estão alguns passos que você pode seguir para garantir que está instalando pacotes dentro do ambiente virtual:
Ative o Ambiente Virtual: Antes de instalar qualquer pacote, certifique-se de que o ambiente virtual está ativado. Se você estiver usando Windows, o comando é:
.\venv\Scripts\activate
No macOS ou Linux, o comando é:
source venv/bin/activate
Verifique se o Ambiente Virtual está Ativado: Após ativar, você deve ver o nome do ambiente virtual no prompt do terminal. Isso indica que você está dentro do ambiente virtual.
Instale Pacotes: Com o ambiente virtual ativado, use pip install para instalar pacotes. Por exemplo:
pip install nome_do_pacote
Verifique a Localização do Pacote: Para confirmar que o pacote foi instalado no ambiente virtual, você pode usar:
pip show nome_do_pacote
Isso mostrará o caminho de instalação, que deve estar dentro da pasta do ambiente virtual.
Se mesmo após seguir esses passos o problema persistir, pode ser útil recriar o ambiente virtual para garantir que não haja configurações incorretas.
Espero ter ajudado e bons estudos!