1
resposta

[Dúvida] Dúvida sobre a impletação do filtro

Olá Vinicus, tudo bem contigo?

Tenho uma dúvida aqui:

Contexto: Dentro do while no código onde você implementa um filtro

if ($closing && !$bucket->datalen) {
                return PSFS_FEED_ME;
            }

Você pode me explicar a finalidade desse if? Pelo que entendi $closing somente é true quando esse filtro será o último na filterchain. E $bucket->datalen devolve a quantidade de bytes do bucket da iteração. A parte onde vc verifica se o datalen é 0 eu entendi (caso seja 0 ele entrará no if e a função ira retornar PSFS_FEED_ME, que significa que precisa de mais dados), mas o closing em questão eu não entendi a sua utilidade.

Desde já obrigado!

1 resposta

Olá Matheus, tudo bem com você?

O if que você mencionou tem a finalidade de verificar se o filtro em questão é o último na filterchain. Quando o parâmetro $closing é verdadeiro e o $bucket->datalen é zero, significa que o filtro está no final do fluxo de dados. Nesse caso, a função retorna PSFS_FEED_ME, indicando que mais dados são necessários.

Essa verificação é importante para garantir que o filtro só seja aplicado quando todos os dados forem processados. Caso contrário, se o filtro fosse aplicado antes de receber todos os dados, poderia ocorrer uma modificação incorreta ou incompleta dos dados.

Por exemplo, imagine que você esteja lendo um arquivo grande e aplicando um filtro para descompactar os dados. Se o filtro fosse aplicado antes de receber todos os dados, a descompactação poderia ser feita de forma incorreta, resultando em dados corrompidos.

Portanto, o if em questão garante que o filtro só seja aplicado quando todos os dados forem recebidos, evitando problemas de processamento incorreto.

Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software