Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Duvida sobre a função Math.random

Olá, boa tarde galerinha!!

Eu fiquei com uma dúvida sobre a função Math.random no curso de lógica de programação com javaScript. Na Aula, o código foi apresentado com a sintaxe parseInt(Math.random() * 100 + 1) e nas atividades da aula havia uma questão onde a soma era realizada fora do parseInt, ficando da seguinte forma parseInt(Math.random() * 3) +1. Minha dúvida é, incluir o numero inclusivo dentro do parseInt pode modificar o resultado ou como 1 é um numero inteiro não faria diferença?

um ótimo aprendizado a todos!!!!

1 resposta
solução!

Bom dia!

O método estático Math.random() retorna um número pseudoaleatório de ponto flutuante que é maior ou igual a 0 e menor que 1, com distribuição aproximadamente uniforme nesse intervalo - que você pode então dimensionar para o intervalo desejado. A implementação seleciona a semente inicial para o algoritmo de geração de números aleatórios; ele não pode ser escolhido ou redefinido pelo usuário.

Mais detalhes dentro aqui da propria alura:

https://www.alura.com.br/artigos/funcao-math-random-javascript-numeros-pseudoaleatorios?srsltid=AfmBOorpJO_pzMVAWTp_KXRauNyDIdi8pCLUKyd_7ur2EQscY4NGsHl7

O parseInt mantém para você somente o número inteiro, removendo os decimais.

A questão maior aqui é por conta do ponto flutuante. Como a sua múltiplicação é por 3:

parseInt(Math.random() * 3)

O valor resultante deve estar sempre próximo de 3. O ideal é a multiplicação por 10, 100 ou 1000.

A soma de 1 não irá interferir se dentro ou fora, o resultado será o mesmo.

Espero ter ajudado. Se sim, marque este tópico como resolvido, para que mais pessoas possam também ter acesso à este esclarecimento.

Bons estudos!