Estou aprendendo a programar do zero e tive dúvida na função do return, não consegui entender pra que ele serve e em quais ocasiões irei precisar colocar ele num código... alguém poderia me ajudar nessa?? Obrigado!!
Estou aprendendo a programar do zero e tive dúvida na função do return, não consegui entender pra que ele serve e em quais ocasiões irei precisar colocar ele num código... alguém poderia me ajudar nessa?? Obrigado!!
Opa fala Matheus, vou dar um exemplo na pratica mesmo, imagina que tu quer trazer uma lista de produtos pro usuario ver em sua tela, tu vai la fazer o select de produtos, colocar ele dentro de um metodo/função e dar o return na lista pra trazer essa lista pra mostrar na tela, ai tu usa o return pra retornar essa lista.
De modo geral, a palavra-chave return é usada em funções para especificar o valor que a função deve "retornar" como resultado quando é chamada. A função é uma estrutura que agrupa um conjunto de instruções para realizar uma tarefa específica. O valor retornado por uma função pode ser usado em outras partes do programa.
function soma(a, b) {
return a + b;
}
console.log(soma(5, 3)); // Deve imprimir 8
Neste exemplo, a função soma aceita dois argumentos, a e b. Ela calcula a soma desses dois valores e usa return para retornar o resultado. A partir desse ponto, você vai perceber que ao longo de sua trajetória na programação, as coisas irão fazer mais sentido, é assim mesmo no começo. Espero ter ajudado e boa sorte na jornada!
Muito obrigado pela ajuda galera, agora deu pra esclarecer mais!! Obrigado!