Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida sobre a diferença de uso entre "width" e "length" dentro da programação

Olá Instrutor, Boa tarde

Tudo bem?

Estou na aula 4 da segunda parte do módulo "Lógica de programação: comece em lógica com o jogo Pong e JavaScript", e foi introduzido os termos acima ("width" e "length"). Minha dúvida: é uma convenção o eixo x representar a largura, e o y representar o comprimento? Isso porque eu gostaria de saber, também, como o plano cartesiano está disposto no preview da plataforma p5js. Sei que o canto superior esquerdo representa a origem (0;0) , mas estou confusa se os eixos estão como de costume (o "x" na horizontal" e o "y" na vertical) e a dúvida só piorou conforme a aula prosseguiu. Quando o professor da aula digitou:

if (xBolinha > width || xBolinha < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
}

eu não entendo o raciocínio para a "borda da esquerda" (no qual o X = 0): se o X = 0, para mim quer dizer que quem varia de valor é o eixo y (caso os eixos estejam dispostos na forma convencional, ela é na vertical). Desta maneira, eu não entendi porque a variável "velocidadeXBolinha" está sendo objeto de análise, para mim faz mais sentido utilizar a outra variável ("velocidadeYBolinha").

Peço desculpas se ficou muito confuso a minha explicação, nunca tive contato com programação então até para eu explicar a minha dúvida está sendo uma batalha, haha

Obrigada pela atenção, desejo um ótimo carnaval a todos!

1 resposta
solução!

Olá Tereza. Logo de primeira, não é fácil mesmo. O eixo x representa a linha horizontal do canvas( width, largura) , e o y esta na linha vertical do canvas (length,altura). Estas duas pronúncias, vai ouvir muito, largura e altura. Mas sim o y é o comprimento do mapa e o x , como eu disse é a largura. O canto esquerdo superior é a posição zero de x e y. Atente-se, que quanto mais pra esquerda no mapa menor fica o x. Quanto mais para cima no mapa, menor fica o y.

Olhe este link sobre o plano cartesiano: Boa sorte!! https://www.alura.com.br/artigos/p5-plano-cartesiano

plano cartesiano

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software