Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Duvida sobre a criação da coluna DECIMAL

No exemplo da aula, foi criado uma coluna para numero decimal com (10,2) ou seja, até 10 números antes da virgula e 2 depois. Minha dúvida é, se é possível escolher a formatação desse numero.
Trazendo essa duvida para meu trabalho, as vezes eu preciso de um numero que seria referente as sacas de café comercializado, dessa forma atenderia, mas as vezes eu trabalho com valores financeiros (R$ e USD), é possivel pré-definir uma formação como moeda e informar o tipo da moeda ao digitar o valor?

1 resposta
solução!

Ei! Tudo bem, Rafael?

O SQLite não possui um tipo de dado nativo para moeda, mas você pode usar REAL ou INTEGER para representar valores monetários, dependendo do caso.

No exemplo da aula, a notação (10,2) indica uma precisão de até 10 dígitos no total, com 2 após a vírgula, ideal para valores decimais como os usados em sacas de café. No SQLite, armazena esses valores como números puros (geralmente em REAL para decimais) e não suporta formatação visual direta, como exibir símbolos de moeda (R$ ou USD) no banco.

Para valores financeiros, uma prática comum é usar INTEGER para armazenar o valor em centavos (por exemplo, R$ 10,50 como 1050). Isso evita problemas de precisão com números de ponto flutuante. Já a formatação para exibição (como R$ 10,50 ou USD 10.50) pode ser feita na aplicação, usando bibliotecas como locale em Python ou a função FORMAT() no próprio SQLite.

Espero ter ajudado com essas sugestões. Avalie-as para aplicar em seu projeto do trabalho. Faça vários teste e observe qual funciona melhor.

Até mais, Rafael!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!