1
resposta

[Dúvida] Dúvida sobre a conversão JSON

Confesso que me perdi no exercício e na lógica aplicada a ele, gostaria de entender porque irá rodar corretamente, visto que durante a aula foi mencionado que seria uma string do tipo inteiro e isso não foi declarado na construção do código do exercício. Por exemplo, eu havia entendido que iríamos usar: Integer.valueOf(), ou isso já foi declarado na construção do método durante uma classe como a do exemplo da aula, título. Poderia me dar um retorno?

1 resposta

Oi, Vinicius! Como vai?

No exemplo que você mencionou, estamos usando a biblioteca Gson para converter um JSON em um objeto Java.

No trecho de código que você está estudando, o JSON contém um campo "idade" com o valor 30. Quando Gson faz a conversão do JSON para a classe Pessoa, ele automaticamente mapeia esse valor para um campo correspondente na classe Pessoa, presumindo que a classe Pessoa tenha um atributo idade do tipo int ou Integer.

A parte interessante do Gson é que ele faz essa conversão de forma automática, sem a necessidade de você declarar explicitamente o uso de Integer.valueOf(). Isso acontece porque o Gson utiliza reflexão para mapear os campos do JSON para os campos da classe Java, desde que os nomes correspondam e os tipos sejam compatíveis.

Se a classe Pessoa estiver corretamente configurada com um campo idade do tipo int ou Integer, o Gson cuidará da conversão para você, e o método getIdade() deve retornar o valor 30, como esperado.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.