1
resposta

[Dúvida] Dúvida relacionamento Livros e Pedidos

Minha dúvida é relacionada a relação entre livros e pedidos. Já vi que várias pessoas já abriram essa dúvida e já li a explicação do Daniel, porém não concordo muito com a explicação e gostaria de abrir aqui uma discussão.

Eu entendo que estamos focando na relação da venda, porém me vem a mente a hora de inserção do banco. Quando vamos adicionar um pedido no banco, o livro precisa já estar cadastrado no nosso banco de dados, nós não vamos adicionar os livros quando fazemos a inserção do pedido ao banco.

Se esse é o caso, penso eu que sim, vão existir livros que não estão associados a nenhum pedido, ou seja, um livro pode não estar contido em nenhum pedido, o que teremos então a cardinalidade de (0,n).

Como não temos nada nas regras de negócio relacionado a isso, fica aqui a discussão.

Se o caso da relação do conter, é que muda a cardinalidade, então, qual seria a relação apropriada para que um livro não esteja relacionado a nenhum pedido?

1 resposta

Oi, Daiane! Tudo certinho?

Entendo sua colocação!

Realmente, esse é um assunto que demanda discussões e é interessante debatermos diferentes formas de interpretar a cardinalidade, justamente para compreender melhor a situação que o diagrama representa.

De fato, um livro não precisa estar necessariamente atrelado a um pedido. Porém, o livro não depende do pedido para existir - ele já está inserido no banco de dados antes do pedido. O que determina a existência ou não do livro é o estoque. Esse livro só se relacionará com o pedido quando houver uma venda. Por isso que estamos falando da cardinalidade da relação, não da entidade.

O que determina isso tudo é, sempre, a regra de negócio, como você mencionou, e não está muito claro no projeto do Clube do Livro. Vou levar esse ponto para o time responsável para ser um ponto de atenção em possíveis atualizações do curso.

Daiane, obrigada por compartilhar suas reflexões com o fórum.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software