2
respostas

[Dúvida] Dúvida referente a moedas estrángerias dentro do Looker Studio

Estou realizando um projeto dentro do Looker Studio e preciso criar métricas para um controle de fornecedores, porém existem mais de um tipo de moeda pagadora a esses fornecedores, sendo BRL, Euro e Dólar. Quando eu tento cirar tabelas e e KPIs, essas diferenças não são identificadas e os campos são calculados como se fossem uma única moeda. Vale ressaltar que estou usando minha fonte de dados o Google Planilhas, onde já tentei diferenciar por colunas as moedas, mas toda vez que preciso fazer a criação das minha métricas sempre da esse erro nos cálculos. Estou travada nesse tema e não consigo seguir com a criação do meu projeto, e ainda não vi algo que possa solucionar esse problema durante a formação. :(

Alguém consegueria me ajudar? Inclusive, aceito sujestões de métricas pensando no contexto do dashboard que preciso criar. :)

2 respostas

Oii, Luisa! Tudo bem?

Desculpa pela demora em responder a você.

O Looker Studio, bem como outras ferramentas de análise de dados, é algo custoso para distinguir automaticamente entre diferentes moedas. Portanto, é necessário criar uma estratégia para lidar com isso.

Uma sugestão seria criar uma coluna adicional no Google planilhas que está sendo trabalhado indicando a moeda de cada valor. Para exemplificar, suponha que foi criado uma coluna chamada "Valor" e outra chamada "Moeda". Na coluna "Moeda", podemos preencher com "BRL", "Euro" ou "Dólar" para cada linha correspondente.

Após isso, crie campos calculados no Looker Studio que levam em consideração a moeda. Exemplificando, você pode criar um campo chamado "Valor em BRL", que multiplica o valor pelo câmbio correspondente se a moeda for Euro ou Dólar.

Segue um exemplo da fórmula:

IF(Moeda = 'Euro', Valor * TaxaCambioEuroBRL, IF(Moeda = 'Dólar', Valor * TaxaCambioDolarBRL, Valor))

A fórmula acima, calcula um valor convertido com base na moeda e nas taxas de câmbio fornecidas, (TaxaCambioEuroBRL e TaxaCambioDolarBRL). Se a moeda não for nem Euro e nem Dólar, retornará o valor original sem conversão. Se atente em atualizar essas taxas de câmbio regularmente para garantir que os cálculos sejam precisos.

Feito isso, você pode usá-los para criar suas tabelas e KPIs, e eles levarão em consideração a moeda de cada valor.

Agora, sobre as métricas para o seu dashboard, algumas sugestões poderiam ser: valor total pago a cada fornecedor, o valor médio pago a cada fornecedor, o número de pagamentos feitos a cada fornecedor e o valor total pago em cada moeda.

Espero que dê certo e lembre-se de escolher a sugestão que melhor aplica ao seu projeto. Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos, Luisa!

Oii Nathalia, tudo bem e com você?

Obrigada pela sugestão me ajudou muito, mas me surgiu uma dúvida sobre essa fórmula, consegue me ajudar? Quando tento criar o campo calculado a partir da fórmula que você me trouxe, ele me da o erro que "Código desconhecido da dimensão ou métrica: TaxaCambioEuroBRL". Pesquisando mais a fundo percebi que provalvemente é por não existe um campo calculado de taxa de conversão, como eu posso solucionar esse problema? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software