Oii, Luisa! Tudo bem?
Desculpa pela demora em responder a você.
O Looker Studio, bem como outras ferramentas de análise de dados, é algo custoso para distinguir automaticamente entre diferentes moedas. Portanto, é necessário criar uma estratégia para lidar com isso.
Uma sugestão seria criar uma coluna adicional no Google planilhas que está sendo trabalhado indicando a moeda de cada valor.
Para exemplificar, suponha que foi criado uma coluna chamada "Valor" e outra chamada "Moeda". Na coluna "Moeda", podemos preencher com "BRL", "Euro" ou "Dólar" para cada linha correspondente.
Após isso, crie campos calculados no Looker Studio que levam em consideração a moeda. Exemplificando, você pode criar um campo chamado "Valor em BRL", que multiplica o valor pelo câmbio correspondente se a moeda for Euro ou Dólar.
Segue um exemplo da fórmula:
IF(Moeda = 'Euro', Valor * TaxaCambioEuroBRL, IF(Moeda = 'Dólar', Valor * TaxaCambioDolarBRL, Valor))
A fórmula acima, calcula um valor convertido com base na moeda e nas taxas de câmbio fornecidas, (TaxaCambioEuroBRL
e TaxaCambioDolarBRL
). Se a moeda não for nem Euro e nem Dólar, retornará o valor original sem conversão. Se atente em atualizar essas taxas de câmbio regularmente para garantir que os cálculos sejam precisos.
Feito isso, você pode usá-los para criar suas tabelas e KPIs, e eles levarão em consideração a moeda de cada valor.
Agora, sobre as métricas para o seu dashboard, algumas sugestões poderiam ser: valor total pago a cada fornecedor, o valor médio pago a cada fornecedor, o número de pagamentos feitos a cada fornecedor e o valor total pago em cada moeda.
Espero que dê certo e lembre-se de escolher a sugestão que melhor aplica ao seu projeto. Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Bons estudos, Luisa!