Imagino que com o LINQ isso já não aconteça, mas caso eu venha a utilizar o sqlraw? meu código estaria sujeito a receber ataques de SQL Injection? se sim, poderia demonstrar algum exemplo utilizando o que foi criado no curso?
Imagino que com o LINQ isso já não aconteça, mas caso eu venha a utilizar o sqlraw? meu código estaria sujeito a receber ataques de SQL Injection? se sim, poderia demonstrar algum exemplo utilizando o que foi criado no curso?
Olá, Pedro! Tudo bem?
Com o uso do LINQ, você não precisa se preocupar tanto com ataques do tipo SQL Injection, pois ele oferece uma camada de proteção contra esse tipo de ameaça. No entanto, caso você opte por utilizar o SqlRaw
, é importante tomar algumas precauções.
O SqlRaw
permite que você escreva consultas SQL diretamente no seu código. Se você não tomar cuidado, é possível que o seu código fique vulnerável a ataques de SQL Injection sim. Para evitar isso, é recomendado utilizar parâmetros nomeados ou posicionais nas suas consultas.
Vamos supor que você tenha uma tabela chamada "Clientes" e queira fazer uma consulta utilizando o SqlRaw
. Em vez de concatenar diretamente os valores na sua consulta, você pode utilizar parâmetros nomeados ou posicionais. Veja um exemplo:
string nome = "Pedro";
string consulta = "SELECT * FROM Clientes WHERE Nome = @nome";
var resultado = dbContext.Clientes.FromSqlRaw(consulta, new SqlParameter("@nome", nome)).ToList();
Dessa forma, o valor do parâmetro @nome
será tratado de forma mais segura, evitando possíveis ataques do tipo SQL Injection.
Lembre-se sempre de validar e sanitizar os dados de entrada antes de utilizá-los em consultas SQL. Assim, você garante a segurança do seu código.
Espero ter ajudado e bons estudos!