1
resposta

[Dúvida] Dúvida quanto a analogia de casa e software

Então eu entendi que a analogia com a construção de uma casa foi para facilitar a compreensão da criação de um software pelo método Agile. Mas seria Agile o que realmente acontece na prática que é a pessoa construir um banheiro, um quarto com geladeira ou frigobar (se o dinheiro não permitir para revender depois), vender o carro para arcar com os custos para agilizar a obra e colocar uma máquina de lavar no quarto, porque esses custos de comer fora e lavanderia pesam muito mais no orçamento que fazê-los em casa e ao economizar até agilizaria a construção de outros cômodos. Estou pensando como pobre ou engenheira? não sei, mas não entrou na minha cabeça essa parte da analogia, então se fosse fazer desse jeito meu, teria como surgir um software ou tá muito desorganizado? ps: sei que foi muito doida a pergunta e bem viajada

1 resposta

Olá Letícia, tudo bem?

Entendo sua pergunta! Na verdade, a analogia da construção da casa é apenas uma metáfora para ajudar a explicar os princípios do método Agile. Na prática, a criação de software usando o método Agile não envolve necessariamente construir uma casa ou qualquer outro tipo de projeto de construção.

O que o método Agile preconiza é uma abordagem iterativa e incremental para o desenvolvimento de software, na qual o produto é construído em pequenos incrementos ao longo do tempo e ajustado conforme as necessidades e feedbacks surgem. Isso significa que, assim como em sua analogia, há uma ênfase na flexibilidade e na capacidade de adaptação para enfrentar mudanças ao longo do caminho.

Dito isso, cada projeto é único e requer uma abordagem personalizada. Não há uma maneira única e universalmente correta de construir um software usando o método Agile, e a maneira como você descreveu como construir um banheiro, um quarto e assim por diante para economizar dinheiro pode ser uma estratégia viável, dependendo das circunstâncias específicas do projeto.

No entanto, é importante lembrar que o desenvolvimento de software é uma atividade complexa que requer uma equipe bem coordenada, ferramentas apropriadas, gestão adequada de riscos e muitos outros fatores para ter sucesso. Portanto, é fundamental que você e sua equipe tenham uma estratégia clara para alcançar seus objetivos de negócios e implementar as práticas do método Agile de maneira eficaz.

Agradeço sua dúvida e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software