Olá amigos, não entendi no curso, qual a importância analítica da variância no exemplo usado no curso. se alguém puder me esclarecer fico agradecido.
Olá amigos, não entendi no curso, qual a importância analítica da variância no exemplo usado no curso. se alguém puder me esclarecer fico agradecido.
Olá! A variância é uma medida de dispersão que mostra quão distantes os valores estão da média. Ela é usada para determinar o grau de variabilidade dos dados de um conjunto de valores. A utilização desses parâmetros torna a análise de uma amostra mais confiável, visto que as variáveis de tendência central (média, mediana, moda) muitas vezes escondem a homogeneidade ou não dos dados.
No exemplo hipotético apresentado no curso talvez não fique tão adequada entender sua utilidade.
Então vamos tentar usar um outro exemplo: Vamos considerar que um animador de festas infantis selecione as atividades de acordo com a média das idades das crianças convidadas para uma festa. Vamos considerar as idades de dois grupos de crianças que irão participar de duas festas diferentes:
-- Festa A: 1 ano, 1 ano, 2 anos, 12 anos, 13 anos e 13 anos
-- Festa B: 6 anos, 6 anos, 7 anos, 7 anos, 8 anos e 8 anos
Em ambos os casos, a média é igual a 7 anos de idade.
Entretanto, ao observar as idades dos participantes podemos admitir que as atividades escolhidas sejam iguais para as duas festa?
Não! Pois na Festa A teremos preferencial 2 grupos de atividades um para bebês e um para pré-adolescentes e na Festa B teremos apenas atividades para crianças.
Portanto, neste exemplo, a média não é uma medida eficiente, pois não indica o grau de dispersão dos dados.
Vamos agora a um exemplo onde o uso da variância de torna uma melhor medida para ser utilizada na resolução de um problema:
Um exemplo de como a variância pode ser usada para tomar uma decisão é na análise de investimentos. Suponha que você tenha duas opções de investimento, A e B, com o mesmo retorno esperado. No entanto, o investimento A tem uma variância maior do que o investimento B. Isso significa que o investimento A tem um grau maior de incerteza em relação ao retorno esperado, enquanto o investimento B é mais estável e previsível.
Nesse caso, um investidor pode usar a variância como uma medida de risco para tomar uma decisão sobre qual investimento escolher. Se o investidor for avesso ao risco, ele pode optar pelo investimento B, que tem menor variância e, portanto, menor risco. Por outro lado, se o investidor estiver disposto a assumir mais risco em troca de potencialmente maiores retornos, ele pode optar pelo investimento A.
Espero ter ajudado. Bons Estudos!
Muito obrigado, a resposta foi perfeita.
Agora sim consegui entender, acreditei que esse conceito que você explicou seria para desvio padrão, agora sei que é de variancia.
Que bom amigo, bons estudos!
-- Se este tópico respondeu sua dúvida, favor marcar o tópico como SOLUCIONADO.