Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida: Por que tantas formas distintas de formatação?

Por que tantas formas distintas de formatação?

Quais os beneficios de usar uma ou outras, quais são as mais usadas no mercado e porque devemso formatar valores (necessidades praticas)?
Talvez dúvidas meio bobas, mas me veio a cabeça, já usei alguns desses exemplos de formatação, outros não, alguns parecem mais confusos e até desorganizados em um código grande. Então me vieram as dúvidas a cabeça!

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Olá, Valentina! Como vai?

Sua dúvida é válida e muito comum entre quem está começando a programar em Python!

Existem várias formas de formatação de strings, cada uma com suas vantagens e desvantagens, a escolha entre elas pode depender do contexto e da preferência pessoal.

f-string: Essa é a forma mais moderna e recomendada para formatação de strings em Python. Ela é muito legível e fácil de usar, pois permite inserir diretamente as variáveis dentro das chaves {}. Além disso, é mais eficiente em termos de desempenho. Por exemplo:

idade = 25
nome = "Ana"
print(f"Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos.")

Operador %: Essa é uma forma mais antiga de formatação que ainda é bastante utilizada. É útil quando você precisa de um controle mais detalhado sobre o formato dos dados, como especificar o número de casas decimais. No entanto, pode tornar o código um pouco mais difícil de ler em comparação com f-strings.

idade = 25
nome = "Ana"
print("Meu nome é %s e eu tenho %d anos." % (nome, idade))

format(): Introduzido em versões anteriores do Python, é uma forma intermediária que oferece flexibilidade sem a necessidade de operadores %. Ele é mais legível que o operador % e é útil quando você precisa formatar strings de forma mais complexa.

idade = 25
nome = "Ana"
print("Meu nome é {} e eu tenho {} anos.".format(nome, idade))

Benefícios da formatação:

• Legibilidade: Facilita a leitura e compreensão do código.
  • Manutenção: Torna o código mais fácil de manter e modificar.
  • Flexibilidade: Facilita a criação de strings dinâmicas que incorporam variáveis.
  • Precisão: Permite especificar formatos específicos, como o número de casas decimais para números flutuantes.

Em suma: no mercado de trabalho, a f-string é geralmente a mais utilizada atualmente devido à sua simplicidade e eficiência. No entanto, é sempre bom estar familiarizado com as outras formas, pois você pode encontrar códigos legados que as utilizam.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado