Estou com uma dúvida em relação a criar uma doação, eu devo vincular o uuid ao pet também para retornar na adoção, ou devo vincular o uuid no model adoção?
Exemplo:
Tutor:
Pet:

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com uma dúvida em relação a criar uma doação, eu devo vincular o uuid ao pet também para retornar na adoção, ou devo vincular o uuid no model adoção?
Exemplo:
Tutor:
Pet:

Olá, Carlos!
Pelo que entendi da sua dúvida, você está tentando decidir onde vincular o UUID na sua aplicação, seja no modelo Pet ou no modelo Adoção.
Em geral, o UUID é um identificador único que é usado para identificar recursos em um sistema. No seu caso, parece que você está tentando usar o UUID para identificar uma adoção específica.
Se o UUID for vinculado ao modelo Pet, ele irá identificar um pet específico. Se for vinculado ao modelo Adoção, ele irá identificar uma adoção específica.
A decisão de onde vincular o UUID depende da lógica do seu sistema. Se você quiser rastrear adoções específicas, pode ser mais útil vincular o UUID ao modelo Adoção. Se você quiser rastrear pets específicos, pode ser mais útil vincular o UUID ao modelo Pet.
No entanto, sem mais informações sobre a lógica do seu sistema, é difícil dar uma resposta definitiva.
Espero ter ajudado e bons estudos!