1
resposta

[Dúvida] Duvida no uso do Hook useEffect

Na aula 06.Finalizando o projeto no vídeo 02 Buscador e filtros é apresentado o uso do hook useEffect para filtrar os itens do cardapio do aluroni. Neste momento, não consegui compreender como é passado os valores de busca e filtro para realizar o filter na lista de cardapio, segue exemplo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadenesta imagem, perceba que o sistema consegue compreender que se caso tenha alguma modificação em busca e filtro o mesmo será passado para a função filter e assim haverá a filtragem do item solicitado sem haver uma referência explicita para tal, ou seja a referência e feita implicitamente.

segundo o meu entendimento, para realizar a filtragem deveria ser algo assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade para fins de exemplo, modifiquei a filtragem para uma referência explicita afim de mostrar o que quero dizer. Sendo assim, alguém poderia por gentileza me ajudar a compreender como é feita a passagem de dados para a função filter sem referência explicitamente?

Obrigado deste já!

1 resposta

Oi Ricardo, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Na verdade, o que acontece é que o hook useEffect é utilizado para observar as mudanças nas variáveis de estado de busca e filtro, e assim, toda vez que houver uma mudança, a função filter é chamada com os novos valores dessas variáveis.

Dessa forma, não é necessário passar as variáveis de busca e filtro explicitamente para a função filter, pois o hook useEffect já faz esse trabalho de observar as mudanças e chamar a função com os novos valores.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Se ainda tiver alguma questão, fique à vontade para perguntar.

Um abraço e bons estudos.