2
respostas

[Dúvida] Dúvida na utilização de fórmulas

Olá boa tarde! Qual fórmula eu utilizaria para calcular a quantidade de números (não é para os números) não considerando células em branco?

Estou utilizando a fórmula cont.se porém tá considerando as células em branco.

2 respostas

Oi Eduardo, Tem mais de uma função de contagem no excel; CONT.VALORES por exemplo conta células não vazias independente do tipo, já CONT.NÚM conta somente células preenchidas com dados numéricos (então células vazias e que não são números ficam de fora).

Mas deixei no print abaixo um artifício para poder usar a própria CONT.SE para essa tarefa, essa lógica também serve para a função CONT.SES. Se você especificar que está em busca de algo maior ou igual (>=) ele irá procurar por números. (Vale para números negativos também, só mudar a condição "<=").

Print de pasta do excel com funções de contagem.

Segunda dúvida:

Existem muitas maneiras, mas partindo do compartilhado aqui pode-se usar CONT.SES, utilizando diferente "<>" e sempre aninhando mais resultados (Existe um limite de 127 critérios para aninhamento).

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Gustavo Nobrega e Silva, muito bom! Matou a minha dúvida!

Tenho outra, que tem a ver com essa dúvida tirada. Por exemplo (Fictício), eu tenho duas planilhas iguais (produtos iguais, valores iguais, tudo igual) e em uma delas, eu queria somar tudo, menos alguns itens específicos. Como seria a soma condicional neste caso? Eu já tentei algumas fórmulas com a ajuda da Luri, mas nao rolou. Saberia matar essa charada?