2
respostas

[Dúvida] Dúvida na plotagem no gráfico de barras (TOP - Maior valor para o menor)

Nathalia Queiroz, boa tarde!

Como eu faço para colocar o gráfico de barras, na sequência crescente, ou seja, do valor maior para o menor, quando se usa a fórmula maior. Pois não estou conseguindo. Quando eu coloco do menor para o maior, o gráfico acerta, ao contrário não. Queria fazer isto sem usar tabela dinâmica

2 respostas

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Para fazer isso você pode utilizar uma funcionalidade da guia de Dados, vamos a um exemplo:

  • Crie a sua planilha com os dados contendo os valores que precisa ordenar. Aqui tenho uma tabela simples de exemplo:

Captura de tela mostrando uma tabela simples no excel, contendo uma coluna de chamada item e outra valor.

  • Agora ordene os dados que você deseja ilustrar com os dados. Seguindo o meu exemplo, vou ordenar a coluna Valores do maior para o menor seguindo as etapas:
    • Vá até a guia "Dados" e clique em "Classificar do Maior para o Menor".
    • Isso reorganizará os itens de acordo com os valores, do maior para o menor.
    • Após a ordenação, seus dados devem ficar assim:

Captura de tela do Excel ilustrando a coluna valores da tabela selcionada, a guia Dados demarcada como segundo passo e a funcionalidade de ordenação do maior para o menor na seção de Classificar e filtrar da guia de Dados.

  • Ao clicar em Classificar do Maior para o Menor, abrirá uma janela para confirmar a classificação.
  • Agora com os valores ordenados do maior para o menor, vamos fazer o gráfico selecionando a tabela e indo na guia Inserir e depois, gráfico de barras:

Captura de tela ilustrando a tabela simples contendo as colunas item e valor e ao lado um gráfico representando a ordenação dos valores do maior para o menor.

Espero que a sugestão te ajude no seu projeto!

Bons estudos, Eduardo!

Nathalia Queiroz, bom dia!

Eu queria fazer este procedimento (Sua sugestão acima) sem alterar a posição da tabela e aterar somente no gráfico barra (horizontal). É possivel? Sem utilizar a tabela dinâmica. E colocar um lista suspensa (na opção validação de dados) dentro do card (cartão), com os anos retroativos por exemplo. É possível?