Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida na parte de INNER JOIN

Eu estava assistindo a aula de Inner Join e me deparei com esse código de consulta

SELECT * FROM clientes

SELECT * FROM pedidos

SELECT * FROM clientes c INNER JOIN pedidos p

Só que o que não ficou claro (por que não consegui entender o que a professora estava falando) era: o que é esse 'c' após o FROM clientes e esse 'p' após o INNER JOIN pedidos

Seria um nome? Para que que serve? Isso que me deixou confusa

1 resposta
solução!

Olá! Tudo bem por aí?

Essas letrinhas 'c' e 'p' que você viu no código são apelidos (ou alias - em inglês - lê-se "aláias") para as tabelas. Eles são usados para facilitar a escrita e a leitura das consultas SQL quando se está trabalhando com várias tabelas ao mesmo tempo.

No restante da consulta, para especificar de qual tabela virá a coluna, podemos utilizar apenas esse alias em vez do nome inteiro da tabela,

Por exemplo:

SELECT c.nome, c.email, p.numero_pedido, p.data_pedido
FROM clientes c
INNER JOIN pedidos p 
ON c.cliente_id = p.cliente_id;

Neste exemplo, c.nome e c.email se referem às colunas nome e email da tabela clientes, enquanto p.numero_pedido e p.data_pedido se referem às colunas numero_pedido e data_pedido da tabela pedidos. O uso de aliases torna o código mais legível e evita ambiguidades, especialmente quando as tabelas têm colunas com nomes iguais.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marque como solucionado ✓. Bons Estudos!