1
resposta

[Dúvida] Dúvida na Formação Iniciante em Programação T5 - ONE

Estou com uma pequena dúvida na Formação de Iniciante em Programação (parceria ONE + Alura). Sobre o curso JavaScript e HTML: desenvolva um jogo e pratique lógica de programação , especificamente no tópico Primeiro teste e entendendo o resultado é solicitado que crie mais um arquivo com a extensão .html no editor de texto (no meu caso, usando o Sublime) apenas com seguinte texto:

A convenção que usaremos para criar nosso programa é adotar letras minúsculas e não usar acentos e, claro, usar a extensão .html.

Outro ponto importante é que toda alteração feita no arquivo .html deve ser salva e, além disso, o navegador precisa recarregar a página para que a última alteração do arquivo entre em vigor.

Em seguida, pede-se que abra o arquivo no navegador e note que o texto exibido no navegador não está da forma correta devido não estar com as palavras acentuadas corretamente. ENTRETANTO, no meu caso, o texto é exibido exatamente igual como está no editor de texto, ou seja, com as acentuações corretas. Portanto, neste caso, eu não precisaria inserir a tag meta.

Gostaria de saber se prossigo dessa forma, ou se preciso fazer alguma alteração para os exercícios sejam desenvolvidos exatamente como mostrado nas aulas.

1 resposta

Olá, Rosa! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Se o texto exibido no navegador está mostrando as acentuações corretas sem que você precise adicionar a tag <meta> para definir o conjunto de caracteres, isso pode ser devido a várias razões:

• Configuração Padrão do Navegador: Alguns navegadores modernos já vêm configurados para lidar corretamente com conjuntos de caracteres e acentuações, mesmo sem a tag <meta> especificada. Eles podem usar automaticamente a codificação UTF-8, que é amplamente suportada e inclui acentuações.

• Configuração Padrão do Editor de Texto: Se você estiver usando um editor de texto que já salva os arquivos em UTF-8 por padrão, isso pode explicar por que as acentuações estão sendo exibidas corretamente. A codificação UTF-8 é uma codificação de caracteres amplamente utilizada que suporta vários idiomas e acentuações.

• Navegador Detectando a Codificação: Além disso, os navegadores modernos podem detectar automaticamente a codificação correta do arquivo HTML e ajustar a exibição de acordo.

Se você está obtendo os resultados desejados e o texto está sendo exibido com as acentuações corretas, você pode prosseguir da forma como está. No entanto, é sempre uma boa prática definir explicitamente a codificação UTF-8 usando a tag <meta> para garantir que seu código seja portátil e funcione corretamente em diferentes contextos e ambientes. Isso ajudará a evitar problemas de exibição de caracteres em situações onde as configurações padrão podem ser diferentes.

Espero ter conseguido ajudar, fico à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!